Aceita um Cafézinho?

Daniela Silva



O Cafézinho é bom mais é sempre bom apreciar com moderação.



Só de falar do maravilhoso cafézinho já bate aquela vontade, O cafézinho é uma bebida que diriamos, mágica, É também o motivo ideal para uma pausa no trabalho ou o remate perfeito de um grande jantar.

Se você se encaixa no clube das apreciadoras, descubra, com a ajuda de uma nutricionista e de um especialista na matéria, quais os benefícios e cuidados na hora de escolher... e tomar um café.

Os efeitos

A ingestão moderada de cafeína, uma substância presente no café, aumenta o estado de alerta e potencia os níveis de energia.

''Para além de estimular o sistema nervoso central, a cafeína apresenta ação diurética, dilata as vias respiratórias, estimula a produção de ácido no estômago e aumenta ligeiramente a tensão arte rial, dando sensação de menor cansaço'', afirma a nutricionista Alexandra Barroso.

Dose certa

''Em doses moderadas, não provoca transtornos em pessoas que gozem de boa saúde física e mental.'', afirma a nutricionista.

Assim, para adultos saudá veis, acrescenta, a ingestão de cafeína deve se limitar a um máximo de 300 mg/dia, sendo que, um café expresso comprido tem, em média, cerca de 125 mg de cafeína, enquanto um café curto tem aproximadamente 104 mg deste estimulante.

Contudo, o consumo de cafeína pode criar habituação.

''A ingestão excessiva de café pode causar, entre outros efeitos, ansiedade, insônia, irritabilidade e taquicardia. ''Uma pessoa que esteja habituada a tomar café regularmente, ao deixar de consumir de forma súbita e total, pode sentir, por exemplo, dores de cabeça, tremores, e ansiedade.'', afirma a nutricionista.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon