Teste sanguineo pode prever Menopausa

Maria Helena Figueredo

Segundo comunicado de imprensa divulgado pela Universidade de Ciências Médicas de Teerão, cientistas investigaram uma forma de prever a idade em que a mulher vai atingir a menopausa.

Realizaram um estudo sobre 266 mulheres entre os 20 e os 49 anos, em que 63 entraram na menopausa durante a investigação.

Com uma margem de erro entre os 4 meses e os 4 anos, os cientistas descobriram que através dos níveis de concentração da hormona antimulleriana (HAM) podem, de fato, prever a altura em que uma mulher acaba o seu período fértil.

Esta descoberta pode ter implicações socioculturais, na medida em que a mulher passa a controlar a sua fertilidade e o seu planeamento familiar, como aconteceu nos anos 60 com o surgimento da pílula.

Por outro lado, termina com os anseios próprios de quem está gerindo uma carreira e vive com a incerteza de qual o momento certo para ter um filho.

No entanto, Ramezani Tehrani, responsável pelo estudo explica "Considerando que este é um estudo relativamente pequeno que monitorizou mulheres durante um período de tempo; estudos mais abrangentes são necessários para validar a precisão dos valores concentrados de HAM na previsão da entrada na menopausa em mulheres jovens".

Na realidade há muitos outros fatores que podem influenciar a reprodução que não o período fértil da mulher, como as infecções, a qualidade dos óvulos e do esperma, ou qualquer outro incidente de percurso, pelo que a menopausa tem de ser considerado como mais um dado a ter em conta e não o único.

O teste pode ser realizado a partir dos 20 anos e só estará disponível daqui a uns anos.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon