Rinoplastia

CLINICA ESTÉTICA


ALESSANDRA BACIC
editora da Clinica Estética, do Universo Feminino

Iniciando hoje a nossa nova editoria o Clinica Estética, começamos pela Rinoplastia, uma cirurgia muito procurada em clinicas de estética.

A Rinoplastia

A Rinoplastia, ou cirurgia nariz, é um dos procedimentos da cirurgia plastica estetica mais realizados ao redor do mundo. A Rinoplastia objetiva alcançar a harmonia facial, através da adequação da anatomia do nariz dentro dos padroes esteticos. Na Rinoplastia, mesmo as menores alterações, podem levar a uma melhora dramatica na aparencia do nariz.

Acompanhe essa Ilustração




Entenda Mais

Durante uma rinoplastia, é fundamental tentar produzir um nariz "individualizado", que combine naturalmente com a face e a etnia do paciente. Por isso, antes da cirurgia, realizamos estudos matemáticos detalhados das proporções do nariz em relação à face de cada paciente e criamos o planejamento cirúrgico baseado nestes resultados e no senso estético. Este novo sistema de analise/planejamento evita a produção do "mesmo nariz para todos os pacientes", uma queixa antiga em pacientes submetidos a esta cirurgia pela técnica tradicional. Atualmente, usamos desenhos ou simulações computadorizadas para mostrar ao paciente o que deve ser corrigido e como isto pode ser feito. Por questões de ética, o paciente deve ser informado de que estas ferramentas são apenas educativas e que não constituem uma promessa em relação ao resultado. Os desenhos aprovados pelo paciente são levados à sala de cirurgia, servindo como referencia para o cirurgião realizar a cirurgia. Este sistema estabelece uma boa sintonia entre o cirurgião e o paciente, oferece resultados cada vez mais naturais e minimiza a chance de insatisfação estética após a cirurgia.

Em termos de filosofia cirúrgica, existem duas filosofias: redutora e estruturada. Ambas podem ser utilizadas em casos de primeira cirurgia (rinoplastia primária) e para reconstruir o nariz em pacientes cuja(s) cirurgia(s) anterior(es) resultaram em deformidades estéticas e/ou funcionais (rinoplastia secundária). Na filosofia tradicional (rinoplastia redutora), os ligamentos entre as cartilagens são interrompidos e o esqueleto do nariz diminuído através da retirada de quantidades variáveis de cartilagem e osso. Um curativo é colocado para manter as estruturas em sua nova posição até que o tecido de cicatrização se forme e fixe as cartilagens em sua nova posição. A filosofia introduzida no Brasil pelo Dr. Alan Landecker (rinoplastia estruturada) foi desenvolvida pelos Drs. Jack P. Gunter e Dean Toriumi nos EUA a partir dos anos 90. Nesta filosofia, o planejamento cirúrgico é realizado de forma individualizada (conforme descrito acima). Durante a cirurgia, assim como na filosofia redutora, os ligamentos entre as cartilagens são interrompidos e o esqueleto do nariz esculpido através da retirada de quantidades variáveis de cartilagem e osso. Determinadas partes do esqueleto também podem ser aumentadas quando necessário. Além disso, a parte respiratória é otimizada através do tratamento de desvios de septo ou hipertrofia de cornetos. Ao final da cirurgia, diferentemente da filosofia redutora, enxertos de cartilagem (retirada do septo, costela ou orelha do próprio paciente) e pontos de fixação são utilizados para moldar/fortalecer o esqueleto remanescente e reconstruir os ligamentos interrompidos durante a dissecçãoo. Após a sutura das incisões, um curativo deve ser colocado para imobilizar as estruturas e minimizar o inchaço após a cirurgia.

Ao planejar uma cirurgia de nariz, é preciso considerar que a principal função das cartilagens e ossos do nariz é manter a pele afastada para que o ar possa trafegar tranquilamente em direção aos pulmões. Infelizmente, o nariz operado sofrerá o efeito de várias forças após a cirurgia, independentemente da técnica utilizada. Em primeiro lugar, o corpo formará um tecido de cicatrização chamado fibrose ao redor das cartilagens- este tecido tenderá a contrair ao longo dos anos, fato que pode distorcer e/ou mudar a posição das cartilagens. Em segundo, toda vez que respiramos, forma-se uma pressão negativa dentro das vias aéreas que tende a puxar as paredes do nariz em direção ao centro do mesmo, promovendo o colapso das cartilagens e diminuição do tamanho das vias aéreas. Em terceiro, haverá o peso da pele em cima da nova estrutura. Em quarto, à medida que envelhecemos, a força intrínseca das cartilagens diminui, piorando a sua capacidade de sustentar a pele. Finalmente, podem haver traumas e manipulações que podem danificar a estrutura do nariz ao longo dos anos.

Analisando estes conceitos, a retirada pura e simples de cartilagem através da filosofia redutora enfraquece a capacidade de sustentação do esqueleto do nariz, fazendo com que as cartilagens remanescentes fiquem mais vulneráveis às forças descritas anteriormente. Infelizmente, a ação destas forças parece ser lenta e gradual, podendo ocorrer por muitos anos e sendo intuitivamente mais comum em pacientes que possuem cartilagens frágeis por natureza. Sem uma boa base de sustentação, a pele que recobre as cartilagens tende a ceder e contrair, causando deformações estéticas (depressões, abaulamentos, assimetrias, etc.) e obstrução a passagem de ar. É por isso que, infelizmente, muitos pacientes relatam que o nariz tinha boa aparência e função após alguns anos da cirurgia, mas apresentou piora destes parâmetros ao longo do tempo. A filosofia estruturada foi desenvolvida justamente devido a estes maus resultados, sendo que a grande vantagem é oferecer ao paciente um nariz com estrutura esculpida e fortalecida pelos enxertos de cartilagem e pontos de fixação. Esta nova estrutura possui muito menos chance de ser distorcida pelas forcas citadas acima, aumentando significativamente a chance de resultados estéticos e funcionais mais previsíveis, consistentes e duradouros.

Ponta Debilitada: Ponta Fortalecida





Semana que Vem:

Você vai conhecer a Lipoaspiração, Acompanhar uma Lipoaspiração filmada com todo seu processo. O Clinica Estética retorna na próxima Quarta-Feira, no Universo Feminino.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon