Psicóloga Explica: com a Dra. Liliana Corrêa

Dra. Liliana Corrêa

Problemas Familiares

Dra., minha filha esta toda hora sofrendo uma crise de tosses, é só ela ficar contrariada ela sofre uma crise de tosses, e quando ela sofre ansiedade e stress, ela faz natação, Como eu posso arrumar um tratamento para essas constantes tosses. - Alzira J.O.C.

Alzira, as crianças diante de uma situação de stress, de ansiedade elas reagem com queixas fisicas e dores não espesificas, essa tosse de sua filha é uma forma que ela esta usando de te chamar a atenção, é uma forma que ela esta usando para te mostrar que esta sofrendo. A Minha orientação é nunca deixe de sentar e ouvir sua filha, pergunte sobre as coisas que estão incomodando ela, converse com ela, saiba explicar as coisas para ela, seja compreenciva com sua filha, seja além de mãe uma melhor amiga, onde sua filha pode confiar de conversar, não critique ela no aspecto esportivo saiba elogiar, saiba também elogiar ela em seu dia a dia, Se de todas essas orientações passadas nenhuma solucionar, procure falar com o pediatra dela ou com algum psicólogo.

minha sogra levou minha filha de 12 anos em um centro espirita, e ela viu coisas que uma criança na idade dela não poderia ver, viu espiritos baixando nas pessoas, xingando, pessoas chorando, e depois disso ela ficou com medo de dormir sozinha, de sair de casa sozinha, sempre me pede para dormir comigo e meu marido, ela mudou muito depois disso, o que eu faço? desde já agradeço. Itala D.C.V.

Itala, centro espirita não é lugar de se levar criança, sua sogra cometeu um erro muito grave, nesses locais a criança esta sujeita a ver todos os tipos de situações e isso não é bom para uma criança e para o seu equilibrio emocional, Mais na idade de sua filha os pensamentos abstratos são constantes, é necessário que haja uma interatividade entre vocês duas, mais nunca faça criticas, ou piadas, seja firme na hora de conversar com sua filha, muitos pais fazem piadas com esse tipo de situação, fazem brincadeiras com esse tipo de situação e é errado. Deixe sua filha expressar o medo dela para você, se possivel ouça atentamente a descrição do que ela viu, ou do que ela ouviu, depois procure explicar suas experiências próprias, e seus medos superados. Passe segurança para sua filha, de que coisas abstratas são frutos da imaginação, e explique que nada de ruim vai acontecer.

Eu tenho uma filha fora de meu relacionamento, ela é especial, por ser especial ela não consegue ficar quieta, e eu me casei novamente e meu marido não aguenta ver ela desinquieta, ele coloca ela de castigo, chama a atenção dela, e me pediu até permissão para corrigir ela como se fosse dele, eu disse que não, apenas dei permissão para ele danar é certo? - Mariana G.

Mariana, a sua vida com seu atual marido é uma coisa, a educação de sua filha é outra coisa, Aonde eu estou querendo chegar.... A Correção, educação dos filhos é de extrema responsabilidade dos pais, neste caso pertence a você ser a responsável pela educação de sua filha, educação que eu me refiro não é aquela forma grotesca de achar que educar é espancar, isso é agressão fisica e não educação, por isso o seu marido não deve espancar sua filha, e nem deve chamar a atenção dela, isso cabe a você que é mãe de fazer, é errado deixar padrasto e madrastas interferir na educação dos filhos, isso é um papel dos pais.

Participe:
Envie suas perguntas para: portalluniverso@uol.com.br

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon