Psicóloga Explica: com a Dra. Liliana Corrêa

Dra. Liliana Corrêa


Educação dos Filhos


Dra. Liliana, minha neta, filha do meu filho é muito mal criada, sem educaçona, não me respeita, não respeita a outra avó, faz o que quer, eu ando corrigindo ela, eu sei que isso quem faz é pai e mãe mais eu não aguento a lerdeza dos pais dela, no mundo em que estamos não se deve criar filhos assim. - Margarida Amparo

Margarida, eu posso até compreender o seu ponto de vista e entender que você como avó se preocupa com a educação da sua neta, mais a correção é exclusividade dos pais, os avós não pode interferir na forma de agir dos pais com uma criança, é preciso entender esse momento na vida dos filhos e deixar que eles mesmo corrigem, o papel dos avós é de ensinar, orientar, e explicar nas horas de erros da criança, não de criticar as decisões dos pais ou a forma de criação.

Dra. Liliana, minha filha reclama muito de espancamento na escola, eu vou falar com a mãe da coleguinha dela e ela não faz nada, não corrige, o que eu faço? - Renata F.

O Comportamento dessa mãe realmente me chama muito a atenção, muitos pais acham bonito a posição dos filhos na escola de espancador, e não sabe eles que estão criando um adulto violento de amanhã, O principal papel desta mãe seria orientar sua filha a não agir de modo violento com os amigos, aplicar uma punição a criança e explicar os motivos. A Minha orientação já que não existe diálogo com a mãe da outra criança, procurar a professora e a diretora da escola e reclamar das agressões.

Minha filha de uns tempos para cá vem imaginando que existe vampiros, existe mula-sem-cabeça, e fica com medo de dormir, o que eu faço? - Eliane

Isso vai muito da compreenção dos pais, Você precisa explicar a sua filha que fantásmas, entre outras superdições não existem, são frutos da imaginação, E entender que isso é fase, a criança tem a fase dos medos noturnos, e precisa muito dos pais, elas sentem mais segurança quando estão junto dos pais, por isso que é fundamental que os pais sejam compreencivos com esta fase da criança.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon