Pronta para Menopausa?

Maria Helena Figueredo




Conheça melhor a Menopausa e saiba quais são os sintomas
mais frequentes da menopausa.



O corpo passa por alterações e surgem sintomas físicos e emocionais menos agradáveis, na sequência do declínio da produção dos hormônios ligados à fertilidade.

Encarar esta nova fase de forma positiva é essencial e a Medicina pode, hoje, nos auxiliar a vivenciar esta etapa com maior equilíbrio. Saiba o que a terapia hormonal de substituição (THS) pode fazer por você.

E agora?

De acordo com Mário de Sousa, a primeira coisa que deverá fazer perante a ausência de menstruação é consultar o seu médico para excluir a hipótese de gravidez e confirmar a entrada na menopausa.

''Pode até nem ter sintomas desagradáveis e, nesse caso, não precisará de fazer tratamento. Se tiver queixar de afrontamentos, suores noturnos, desconforto vaginal, osteoporose, ansiedade, insônias ou depressão, a sua situação será avaliada.'', afirma.

''Depois de verificar se não existem contra-indicações a tratamentos hormonais'', afirma o médico.

THS

''Os tratamentos hormonais de substituição servem para atenuar sintomas e prevenir patologias a longo prazo. Esta terapêutica consiste na administração de estrogénio, no caso das mulheres às quais foi retirado o útero, ou de uma combinação de estrogénio e progesterona.'', afirma o especialista.

''Deve ser iniciado o mais cedo possível, após o desaparecimento da menstruação, e adotado pelo mínimo de tempo até ao desaparecimento dos sintomas, nas dosagens mais baixas que permitirem à mulher se sentir bem''. afirma.

O seu médico irá dizer qual o tipo, a dose e a via de administração mais adequados ao seu caso. ''Os adesivos transdérmicos são o meio de administração que provoca menos efeitos de sobrecarga'', aponta.

Passados três a quatro meses, deverá consultar novamente o médico. Cumpra a calendarização de consultas recomendadas.

Vantagens

Para uma elevada porcentagem de mulheres, a THS representa o final dos sintomas desagradáveis entre cinco e dez anos, o que permite recuperar a qualidade de vida anterior à menopausa, previne e trata a osteoporose e previne doenças cardiovasculares.

Deverá, contudo, reavaliar de seis em seis meses, com o seu médico, a evolução do seu caso.

Riscos

Mário de Sousa aconselha que se pare a THS assim que tiverem desaparecido os sintomas para os quais esta foi prescrita, reduzindo assim os potenciais riscos associados a este tratamento.

''Não existe aumento de risco de câncer da mama, desde que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível e terminado assim que os sintomas deixarem de existir. No caso da administração exclusiva de estrogénio, este risco até diminui.'', afirma o médico ginecologista.

Dica

Avalie com o seu médico fatores como a sua idade, antecedentes familiares de câncer ou problemas cardíacos. Será aconselhada sobre os benefícios e os riscos da terapia hormonal de substituição, no seu caso particular.

Os casos em que a THS está contra-indicada:

- Doença hepática aguda
- Doença cardiovascular
- Tumores hormono-dependentes

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon