Ómega 3 para a Mulher

Helena Lima



Tudo sobre Ómega 3.



As gorduras Ómega 3 integram o grupo dos ácidos gordos essenciais polinsaturados.

Visão, aprendizagem, coordenação e humor são afetados pela ingestão deficitária deste tipo de gordura. Os estudos demonstram que pessoas que não ingerem quantidades suficientes de Ómega 3 podem correr maior risco de vir a sofrer de depressão. Para além disso, ''Os ácidos gordos Ómega 3 influenciam a coagulação sanguínea, fazem com que o sangue fique mais fluído, razão pela qual têm um efeito positivo ao nível das doenças cardiovasculares'', afirma nutricionista Alva Seixas.

''Não diminuem os níveis de colesterol, mas baixam os triglicéridos, um problema frequente entre as mulheres de meia idade. Parecem também ter um efeito protetor em relação às arritimias que podem dar origem a enfartes do miocárdio''. explica.

''São usados para contrariar problemas cutâneos como eczemas e, mais recentemente, o seu consumo foi associado a uma maior capacidade de aprendizagem. Atualmente, estão realizando estudos no sentido de se estabelecerem recomendações relativamente ao consumo de Ómega 3 por mulheres grávidas'', acrescenta ainda. ''Sabe-se também que estes ácidos gordos ajudam a diminuir os sintomas associados à síndrome
pré-menstrual e oferecem uma ação anti-inflamatória, contrariando quadros clínicos como a artrite.'', comenta o especialista.

Doses aconselhadas

Se recomenda o consumo de 1 a 2 gramas por dia. Coma peixe três a quatro vezes por semana e, em vez de manteiga, acompanhe pão com um punhado de nozes.

Onde se encontra

Óleo de linhaça, o salmão e o atum. Apesar do seu valor calórico elevado, as nozes beneficiam a saúde cardiovascular e otimizam o funcionamento do sistema nervoso. Mas, atenção, 100 gramas têm 689 calorias. O abacate não só contém vitaminas do complexo B como é fonte de um outro ácido gordo (Ómega 6) que impede a formação de coágulos e ajuda a baixar a tensão.

Quem deve ter mais cuidado

Pessoas que sofrem de depressão apresentam baixos níveis de Ómega 3 no organismo. Se apresentar mais de cinco destes sintomas, é sinal de que precisa de reforçar o consumo de alimentos ricos em Ómega 3:

- Pele seca
- Problemas inflamatórios
- Retenção de líquidos
- Formigueiro nos braços e pernas
- Tensão e triglicéridos elevados
- Dificuldade em perder peso
- Diminuição da capacidade de memorização ou aprendizagem
- Falta de coordenação ou visão deteriorada

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon