Osteoporose, Uma inimizade invisivel

Jordana Cunha dos Santos



Osteoporose, Uma inimizade invisivel.



Que o cálcio e a vitamina D fazem bem aos ossos todos sabemos, mas o que ninguém desconfiava é que a vitamina D durante a gestação e infância pode determinar o risco futuro de vir a ter osteoporose.

Esta descoberta, realizada por cientistas britânicos e apresentada, despertou o interesse da comunidade científica internacional. Enquanto as pesquisas prosseguem, saiba o que pode fazer desde já, no seu dia a dia, para evitar a osteoporose.

Era uma vez o osso

O esqueleto humano é composto por 206 ossos que, ao longo da vida, estão em constante renovação. É um processo complexo, cujo equilíbrio é afectado com o avançar da idade. Gradualmente, a densidade óssea diminui e aumenta o risco de fratura. Estamos perante a osteoporose.

O fato de ser uma doença isenta de sintomas torna difícil a sua detecção, o que muitas vezes só acontece quando o doente já tem uma lesão. As mais frequentes são as do punho, anca e coluna vertebral, sendo que esta última pode não provocar dor e é, regra geral, descoberta por radiografia.

Grupos de risco

O alvo predileto da osteoporose tem, por norma, mais de 50 anos, e as vitimas são nós, Mulheres, é de raça branca ou asiática, tem baixa estatura e pouca massa corporal. Mas estes não são os únicos fatores que a colocam na mira da osteoporose. Antecedentes genéticos, ausência prolongada de menstruação, menopausa precoce e doenças, como hipertiroidismo e anorexia, devem ser considerados.

O estilo de vida é também determinante. Assim, se faz uma dieta pobre em cálcio, fuma, consome bebidas alcoólicas ou ricas em cafeína e não pratica nenhum tipo de esporte, tente corrigir alguns erros alimentares, iniciar numa modalidade esportiva que seja do seu agrado e, em simultâneo, eliminar os maus hábitos.

Conselhos

A prevenção é a melhor arma contra a osteoporose.

Siga uma dieta rica em cálcio, obtendo através de laticínios, vegetais, leguminosas e frutos secos.

A dose diária de cálcio recomendada é de 1500 mg. Um copo de leite ou um iogurte equivalem a 300 mg e uma fatia de queijo minas a 200 mg.

Pratique exercício físico regulamente.

Apanhe sol, usando sempre protetor solar. Os raios solares sintetizam a vitamina D no organismo.

A densitometria óssea é o exame por excelência que detecta esta patologia.

Uma vez feito o diagnóstico, é escolhido o tratamento mais adequado.

A toma de suplementos de cálcio e vitamina D é geralmente recomendada para pessoas acima dos 50 anos. O acompanhamento médico é importante, pois permite atuar sobre a densidade óssea e melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon