Doenças Reumáticas

Com Paula Nogueira



Se engana quem acredita que as doenças reumáticas são exclusividades da terceira idade. Muitas mulheres são acometidas por algum tipo de doença no sistema osteomuscular, principalmente as em exercício profissional, na faixa etária de 35 a 55 anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% da população brasileira sofre com algum tipo de doença reumática.

“Dentre as doenças reumáticas mais comuns estão a atrite reumatóide e a artrose entre as mulheres. Suas causas são diversas, incluindo desde traumatismos até doenças auto-imunes. A origem genética precisa ser levada em consideração, mas há casos em que deficiências nutricionais, como a falta de enzimas, podem atrapalhar a absorção do cálcio e causar uma osteopenia, por exemplo”, afirma o professor e médico ortomolecular, Dr. Marcos Natividade.

Acometidas pelas inflamações, as articulações envolvidas têm seu volume aumentado e se deformam. Além disso, a pessoa sofre com dores ocorrendo inchaço e vermelhidão nos locais afetados. Se não houver tratamento adequado, o resultado final poderá ser a limitação dos movimentos.

“Se em uma família há casos de doenças reumáticas é importante, a partir da idade adulta, fazer exames de rotina para verificar se não está ocorrendo perda de cálcio e outros nutrientes essenciais. Caso haja deficiência de nutrientes, o tratamento ortomolecular é uma opção por agir na raiz do problema. Ou seja, ele visa repor nutrientes, vitaminas e ácidos graxos, fornecendo ao organismo as moléculas corretas para ficar equilibrado. Além de prevenir o desenvolvimento de doenças reumáticas, aumenta a qualidade de vida das mulheres”, explica Dr. Marcos Natividade.

Muitos nutrientes podem ser utilizados no combate as dores e diminuição da artrite Por exemplo: a vitamina C e D, que favorecerem o metabolismo do cálcio; minerais como cálcio e magnésio para evitar a perda óssea; e ômega 3 que controla os processos ligados à inflamação.

“No entanto, a paciente precisa ser consciente de que cada organismo é diferente do outro e que o tratamento é individual. Ou seja, somente após uma consulta detalhada e da análise de exames, é possível levantar as deficiências nutricionais do paciente e indicar o tratamento mais apropriado para aquele caso”, ressalta o professor e médico ortomolecular, Dr. Marcos Natividade.

Serviço:



Dr. Marcos Natividade

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon