O Poder da Laranja na Saúde

Reginaldo Rodrigues



A Laranja na Saúde da Mulher.


A laranja é uma das melhores fontes de vitamina C que nos ajuda a combater as gripes e a manter o nosso sistema imunitário em boa forma. Além de muita vitamina C, a laranja contém ainda vitamina E, ácido cítrico, tartárico e málico, sais minerais, potássio (K) em particular.

Possui cerca de 11% de açúcar directamente assimilável pelo sangue sob a forma de glicose, frutose e levulose. A laranja fluidifica o sangue. Os bioflavonóides que contém, actuam como bons protetores vasculares contra a formação de coágulos. É anti-oxidante.

Ajuda a combater infecções e neutraliza as toxinas do álcool, dos peixes e dos crustáceos. Conhecidamente anti-escorbútica, tal como o limão era muito utilizada pelos marinheiros para combater essa doença que dizimava às centenas e era essencialmente devida à carência de vitamina C nas longas travessias marítimas.

É ainda indicada em casos de hipertensão, vertigens, hemorróides, como complemento em dietas de emagrecimento. O seu sumo pode ser indicado em casos de avitaminoses infantis, desmineralização. Segundo a medicina ayurvédica, a laranja madura é indicada para combater a tosse, falta de ar, vertigens e hipertensão.

O pericarpo que contém cerca de 0,5% de óleos essenciais, nomeadamente 80 a 90% de de limoneno, aldeídos e linalol, cumarina, flavonóides (alguns amargos) e pectinas. As folhas contêm cerca de 0,15% de óleos essenciais, heterósidos flavónicos, constituintes amargos e taninos.

As flores contém cerca de 0,15% de óleos essenciais: limoneno, linalol, nerol, antranilato de metilo, antocianinas, flavonóides e glúcidos. As flores em chá são muito utilizdas para combater estados de ansiedade e insônias, espasmos gastrointestinais, falta de apetite e vómitos.

A casca da laranja seca é recomendada em casos de dispepsia, tosse, constipações, anorexia, excesso de gases, dores toráxicas, antiséptica e convalescença gripal.

Culinária

A laranja tem um sem número de utilidades, combina muito bem com vários pratos de carne de porco, pato, veado, vaca e também peixe. Muito utilizada em sobremesas como pudins, gelados e chocolate.

Os Ingleses são grandes apreciadores da compota (marmelade) que é feita a partir da casca da laranja amarga. O mel de flor de laranjeira é de um verdadeiro requinte para os bons apreciadores de mel.

O sabor tão apreciado do chá inglês Earl Grey, deve-se ao óleo de bergamota extraído da casca destas variedade de laranjas (Citrus bergamica).

Na cosmética

Os óleos essenciais obtidos a partir das diferente partes da laranjeira são muito utilizados em cosmética, sendo o mais caro e requintado o óleo de neroli extraído das flores de uma sub-espécie de laranjeira.

Este óleo é muito utilizado em alta perfumaria misturado com outras fragrâncias cítricas (incluindo a bergamota) e como fixante de aromas. Fabrica-se também a água de flor de larangeira, muito refrescante para a pele mas também usada em culinária nos países do Norte de África.

O petigrain é outro óleo muito utilizado em aromaterapia e extraído da folha de uma outra sub-espécie da laranjeira amarga, muito comum no fabrico de água de colónia. Com a casca, as flores e folhas e seus derivados, produzem ainda sabonetes, cremes de beleza e também produtos de limpeza.

Na horta

Nenhum perfume de outra árvore frutífera se pode comparar à flor da laranjeira. As laranjeiras são uma árvore subtropical e dá-se bem em zonas com grandes variações climatéricas mas não demasiado frias, gosta de uma boa rega terreno relativamente fértil e infelizmente é bastante propensa ao ataque de várias doenças.

Curiosidades

A cor verdadeira das laranjas maduras nos seus países de origem de temperaturas mais elevadas não são cor de laranja mas sim esverdeadas.

A cor amarelada acontece nos climas mais frios devido à formação do pigmento caroteno, por isso é prática comum entre os produtores de laranjas, pulverizá-las com a hormona de amadurecimento etileno para obterem assim laranjas mais amarelas, vistosas e vendáveis.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon