50 Anos: As Exigências

Jordana Cunha dos Santos



Aos 50 anos, a perda de estrogénios é o fator que mais influencia a imagem da mulher, uma vez que afeta diretamente o estado da pele.

Uma diminuição da espessura da pele com reabsorção óssea e retracção do queixo. Tudo isto faz com que os lábios também diminuam, por isso os tratamentos nesta idade são muito bem vindos, já que recuperam os volumes perdidos.

Problema: Atenuar as manchas
Solução: O laser IPL é imprescindível para os lentigos solares e para as telangiectasias (aranhas vasculares) porque, para além de iluminar a pele, fecha os poros.

Problema: Melhorar o aspecto geral da pele
Solução: Em casa, use linhas cosméticas mais completas, com séruns antioxidantes, cremes com vitamina C e poder regenerante.

Problema: Apagar as rugas de expressão
Solução: ''A toxina botulínica combinada com ácido hialurónico é o tratamento não-cirúrgico mais completo. A paralisia muscular provocada pela toxina atenua as rugas de expressão e o ácido hialurónico preenche-as. Como a paralisia dura em média 12 semanas, e o ácido hialurónico de nove meses a um ano, o efeito complementar é ainda mais acentuado, tornando o tratamento mais consistente'', explica o cirurgião plástico.

Problema: Corrigir as rugas labiais
Solução: Para estes casos, o tratamento ideal é o ácido hialurónico (fica muito natural e rejuvenesce bastante a expressão) ou o laser polifraccionado (ideal para apagar rugas finas). ''Quando as rugas são muito profundas, a abrasão é eficaz'', acrescenta o cirurgião Falcão de Melo.

Problema: Combater a desidratação
Solução: A mesoterapia facial é o tratamento adequado. Consiste em injectar ácido hialurónico e vitaminas. O seu efeito antioxidante e hidratante é imediato. Se não gosta de agulhas, a electroporação (TDES) é a melhor forma de receber vitaminas sem picadas. Como tratamento complementar, pode tomar suplementos alimentares com vitaminas, desde que prescritos ou aconselhados pelo seu médico.

Problema: Reverter o envelhecimento generalizado
Solução: Se o seu ginecologista considerar oportuno, pode seguir a terapia hormonal de substituição, cuja manutenção dos estrogénios evitará, em grande medida, o atrofio cutâneo e manterá a espessura da pele. ''Também pode recorrer aos fitoestrogénios que, sem os efeitos adversos dos estrogénios, nomeadamente sobre a mama, compensam uma série de fenómenos resultantes da menopausa'', sugere o cirurgião.

Problema: Corrigir a flacidez
Solução: Sem dúvida, a radiofrequência. Esta técnica produz um aumento da temperatura da derme e gera um estímulo de colagénio e elastina, promovendo uma compactação da pele e melhoria das rugas. ''É nesta idade que os tratamentos cirúrgicos são mais benéficos, nomeadamente no tratamento das pálpebras, da face e do pescoço. Será a década ideal para as blefaroplastias e para os liftings'', recomenda Falcão de Melo.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon