Tire suas dúvidas sobre o Colesterol

Maria Helena Figueredo

O Que é o Colesterol?

O colesterol é uma substância gordurosa que está presente em nosso organismo no sangue circulante e é útil para a formação da estrutura das células humanas e de alguns tipos de hormônio.

Á medida que envelhecemos, o colesterol vai se infiltrando na parede dos vasos que levam sangue ao coração e ao cérebro, formando placas de gordura que obstruem o vaso e dificultam a chegada de sangue rico em oxigênio a esses órgãos. As consequências disso são: aumento do risco de infarto do coração (ataque cardíaco), derrame cerebral e de morte.

O colesterol é produzido em nosso organismo em nosso próprio organismo pelo fígado e também provém de alimentos ricos em gorduras animais que ingerimos nas refeições como leite integral, gema de ovo, queijo amarelo e carnes gordas.

De cada 3 a 5 pessoas adultas, 1 tem colesterol alterado. Tratamentos voltados para reduzir o colesterol são fundamentais para diminuir o risco de doenças ligadas ao coração e aos vasos sanguíneos, tanto em pessoas que já sofrem de doenças cardíacas como entre as que se encontram sob risco de desenvolvê-las.

Quais os tipos que existem?

Normalmente nos preocupamos quando o nosso colesterol está elevado. Na verdade, existe um colesterol denominado LDL-colesterol ou colesterol ruim e um outro tipo considerado bom, denominado HDL-colesterol.

Além disso, é importante conhecermos outra partícula gordurosa denominada triglicérides, que muitas vezes está presente no sangue em quantidades elevadas e tem grande importância para a definição do risco de doenças cardiovasculares. Os triglicérides são considerados perigosos porque podem contribuir para a diminuição dos níveis do bom colesterol (HDL-colesterol) e níveis do bom colesterol (HDL-colesterol) e para a formação de um tipo ainda mais perigoso de mau colesterol, denominado LDL pequena e densa. A LDL pequena e densa é uma partícula bem pequena e rica em colesterol. Com isso, ela se infiltra na parede do vaso com mais facilidade e desenvolve uma doença conhecida como aterosclerose.

O que é HDL-colesterol?

O HDL-colesterol é uma partícula do sangue conhecida como bom colesterol porque atua eliminando a gordura que foi depositada nas paredes dos vasos. Esse processo de limpeza é importante para prevenir o ataque cardíaco e o derrame cerebral.

Qual o papel do HDL-colesterol?

O HDL-colesterol atua principalmente na remoção do colesterol que se encontra na parede dos vasos sanguíneos e levá-lo até o fígado onde será eliminado junto com a bile, através do intestino. Esse é o único meio que existe para eliminar o colesterol do sangue.

Qual a importância do HDL-colesterol?

Como vimos, é muito importante aumentarmos os níveis de HDL-colesterol porque, ao contrário do que acontece com o mau colesterol, quanto mais alto estiver o HDL-colesterol, menor o risco de doenças cardíacas. Para cada 1mg de aumento no nível de HDL-colesterol, o risco de infarto do coração diminui de 2% a 3%. Ou seja, aumentar o HDL-colesterol é tão importante quanto reduzir o LDL-colesterol.

Quais os níveis ideais de HDL-colesterol?

Recomenda-se que o HDL-colesterol esteja pelo menos acima de 40mg/dl no homem e de 50mg/dl na mulher. No entanto, vale a idéia do quanto mais alto melhor. Desse modo, alguém que tenha HDL-colesterol de 90 estará bem mais protegido que aquele que em níveis de apenas 45.

O HDL-colesterol varia com o sexo?

Os níveis de HDL-colesterol podem ser mais baixos no homem, embora, na mulher, quedas menores do HDL-colesterol se relacionem com risco ainda maior de doenças do coração. É por isso que se recomenda que o HDL-colesterol na mulher seja mantido 10mg/dl acima do que se aconselha para o sexo masculino.

HDL-colesterol varia com a idade?

À medida que envelhecemos, a queda do HDL-colesterol no sangue vai assumido importância cada vez maior. Acima dos 60 anos, o HDL-colesterol torna-se mais importante que o LDL-colesterol para definir o risco de ataque cardíaco.

Como posso saber se meu HDL-colesterol está baixo e se posso estar correndo risco?

Para isso, é necessário procurar um médico, que irá solicitar seu perfil lípídico, ou seja, um exame de sangue que mostrará os níveis de seu colesterol total, bem como do bom (HDL) e do mau (LDL) colesterol. É recomendado que mesmo pessoas saudáveis, a partir dos 20 anos de idade, avaliem seus níveis de colesterol pelo menos uma vez a cada 5 anos. Quanto mais elevado o mau colesterol ou mais baixo o bom colesterol, maior o risco.

Para saber se alguém corre risco de sofrer ataque cardíaco, derrame cerebral ou morte, é importante conhecer também sobre a presença de fatores de risco como diabetes, pressão alta, obesidade e hábito de fumar, bem como de seu histórico familiar para doenças cardíacas.

Como posso aumentar meu HDL-colesterol?

As medidas conhecidas como modificação do estilo de vida devem ser praticadas por todas as pessoas, quer tenham ou não doenças do coração. Perder peso, fazer exercício físico regularmente e ter hábitos alimentares saudáveis ajuda a reduzir o colesterol, os triglicérides e a elevar os níveis do HDL-colesterol no sangue.

Abandonar o tabagismo pode aumentar significativamente o HDL-colesterol, de vez que o cigarro diminui os níveis do bom colesterol no sangue.

A restrição do uso de açúcar e o aumento do consumo de óleo de oliva, grãos, verduras, frutas e legumes pode se associar ao aumento do HDL-colesterol.

O consumo moderado de álcool pode contribuir para melhorar o bom colesterol; no entanto, o álcool pode aumentar o triglicérides, e causar dependência em pessoas predispostas ao alcoolismo. Substâncias anabolisantes também podem piorar os níveis do bom colesterol no sangue.

Existe tratamento para melhorar o HDL-colesterol?

Diversos medicamentos podem ajudar a elevar o HDL-colesterol. O ácido nicotínico, também conhecido como niacina, é uma vitamina do complexo B. A niacina é o medicamento atualmente disponível com maior capacidade de elevar o bom colesterol no sangue e desse modo reduzir eficazmente o risco de ataque cardíaco, derrame cerebral ou morte.

Todavia, somente seu médico está apto a escolher o medicamento ideal a ser utilizado em cada situação.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon