Á Nossa pele nesse Verão

Paula Nogueira

O sol é a maior fonte de energia do universo! Existem pessoas que já chegam em nosso consultório falando que são movidas pelo sol, que o sol para elas é vida, é energia, e que realmente precisam dele.

Nós mesmos nos sentimos com mais alegria no verão. É a falta do sol que faz com que, nos países de inverno muito longo, a incidência de depressão seja tão alta.

A moda de tomar sol começou com a Coco Chanel! Antes dela, a mulher não ia à praia, não tomava sol, não usava maiô. Aliás, Chanel é moderna até hoje, com seus tailleurs, suas jóias, suas flores que, neste verão, continuam a ser usadas em todas faixas etárias.

Para enfrentarmos o verão sem os efeitos nocivos do sol, os cuidados com a pele devem ser aumentados, principalmente na face, pescoço, colo e braços, que são áreas mais expostas no dia a dia.

Existem 2 tipos de UV principais para a pele: O UVA que penetra mais profundamente e é o maior responsável pelo envelhecimento e o UVB, que penetra menos, e é responsável pelas manchas e pelo câncer de pele.

Para proteger do UVA, principal responsável pelo envelhecimento, o filtro solar deve ter FPS (fator de proteção) acima de 15. É muito importante também usar uma camada farta, pois se o espalharmos muito o fator de proteção cai bastante. Todos os filtros devem ser reaplicados a cada 3 horas.

Existem filtros modernos com grande aderência na pele e que saem pouco dentro da água. Por isso, crianças devem sempre usá-los, principalmente quando na praia ou piscina.

Mesmo o uso continuo de filtro solar não protege totalmente contra o aparecimento de câncer de pele, e é muito importante o uso de barreiras físicas como chapéu e camisa com tecido escuro, que não deixam passar tanto a radiação solar.

Pessoas com pele oleosa ou espinhas devem usar filtros ou hidratantes leves em gel ou sem óleo, para evitar que as glândulas fiquem mais entupidas e haja um agravamento da acne.

Pacientes com manchas escuras (Melasma ou Cloasma), devem ter cuidado redobrado com o sol, e usarem Filtros com FPS de 45 a 60, pois são sensíveis a quantidades mínimas de ultravioleta.

Hoje sabe-se que o infravermelho, que é o raio do calor, também envelhece a pele, por isso devemos sempre ficar em ambientes frescos e com roupas leves.

Alguns hidratantes e nutritivos devem ser usados com mais cautela no verão.

O ácido retinóico continua a melhor arma em rejuvenescimento, porque estimula a produção de fibras elásticas e colágenas. Tem efeito cumulativo e quanto mais se usa e em maiores concentracões, maior o efeito a longo prazo. No entanto, seu uso deve ser interrompido 3 dias antes do sol.

Quando a paciente quer continuar a tomar sol, podemos usar cremes com Retinol (Retinaldeído) ou com a Furfuryl adenina (Kinerase)

A Furfuryl adenina é um fito hormônio, que estimula a proliferação das células da pele e com grande poder hidratante. Vocês já viram aquelas gotinhas que colocamos nas violetas para florescerem mais e durarem mais tempo? É o mesmo produto!

O Retinaldeído é um precursor da Vit.A e dentro da célula se transforma em ácido retinóico. Também tem a vantagem de o paciente usar e poder tomar sol no dia seguinte.

Temos que ser inteligentes o suficiente para aproveitarmos o máximo com o mínimo de reação indesejável desta enorme e gratuita fonte de prazer que é o Sol.

Serviço:

Cristina Mansur
é dermatologista, professora e chefe da disciplina de Cosmiatria do Serviço de Pós-Graduaçao em Dermatologia da UFJF.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon