Mulheres não querem chapinha e sim Cachos

Reginaldo Rodrigues



O Cabelo de Helena, vivida por Tais Araujo vem virando
Uma moda para as mulheres.



Cachos, encaracolados, sarará, enrolados, crespos, e por aí vai a definição para os fios que teimam em tomar forma de espiral ou simplesmente ondulados. Depois da aparição da Helena, personagem da novela Viver a Vida, da Rede Globo, muitas mulheres disseram: “adeus às chapinhas”. Isso porque Helena é o estereótipo da mulher brasileira, ela é negra e assume seus cabelos do jeito que são, rompendo todo tipo de mito sobre os fios.

Durante anos, os cabelos cacheados foram “domados” pelas chapinhas e pelas diversas escovas que se inventaram: progressiva, chocolate, inteligente, chinesa, definitiva, marroquina e entre outras que completam as opções. Todas com o mesmo objetivo, tornar os fios retos, lisos da forma que for possível. “Há uns três anos, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou em seu site uma matéria proibindo o uso de formol nas fórmulas das escovas que alisavam o cabelo. Isso se deve pelos inúmeros casos de doenças e até mortes constatadas devido ao uso do formol nos produtos”, lembrou a técnica da Loreal em Corumbá, Auxiliadora Menacho Roman. Ela explicou que devido a vários problemas já apresentados pelo uso dessa substância química, a Anvisa investiu em campanhas com as principais marcas de cosméticos do país, para a fabricação e produtos sem formol e de produtos que estimulassem o tratamento dos cabelos da forma natural.

“A Helena surgiu na hora certa. Ela quebrou de vez o mito dos cabelos lisos e os cabelos ondulados e crespos ganharam espaço. As mulheres antes procuravam o salão querendo chapinha, agora procuram pela hidratação. Ou seja, a agressão aos cabelos deu lugar ao tratamento”, disse Auxiliadora. Ela ressaltou ainda que apesar de ser modismo, a naturalidade está em alta. Diversos produtos da área de cosmético agora são todos à base de matéria-prima natural. As roupas, por exemplo, seguem a tendência do chamado “nude”, que imita os tons pastéis, que se assemelham à pele e os cabelos, também devem ser os mais naturais possíveis.

Andando pelas ruas, é possível ver que a moda já está "pegando". As mulheres guardaram as chapinhas e as que têm cabelos com escova progressiva compraram os Baby Liss, modeladores de cachos. “Hoje em dia, as escovas que faço, as normais, sempre são finalizadas com os modeladores Baby Liss. Elas pedem que as pontinhas fiquem onduladas, acabou mesmo o cabelo escorrido”, contou Auxiliadora Roman. “Sempre gostei do meu cabelo desta forma, enrolada, mas nas festas que ia, percebia que às vezes eu era a única a estar com o cabelo natural, a maioria das meninas tinha os cabelos lisos. Me sentia diferente, hoje já percebo que isso mudou. As meninas estão deixando os cabelos mais soltos e é claro que a Helena da novela ajudou um pouco nisso”, avaliou Miriam Gomes, 19 anos.

“Tenho 16 anos e muito medo de mexer em meus cabelos, por isso nunca alisei. É claro que vontade já tive, mas confiar em alguém hoje em dia é muito difícil. Por isso, eu cuido de meu cabelo. Lavo com xampu neutro e um condicionador. Semanalmente faço uma hidratação, só uso meu cabelo solto, acho que ele realça minha beleza”, disse a jovem Lucélia Freitas. E ela está certa. Auxiliadora Roman compara cabeleireiro a médico. “Só permanecemos em um cabeleireiro se adquirimos confiança. Por isso a melhor dica de tratamento que posso dar é: Questione sempre o que será feito e utilizado em seus cabelos. Não tenha medo de perguntar sobre o processo, os produtos, a qualidade e tudo mais que lhe incomodar. Seu cabeleireiro tem o dever de responder e explicar.”

Ponto a mais: homens preferem o cabelo natural

De acordo com pesquisa feita pelo tablóide britânico Daily Mail, 43% dos homens entrevistados preferem cabelos compridos e ondulados (estilo Gisele Bündchen). Os longos e lisos ficaram em segundo lugar com 13%.

“Minha esposa tem os cabelos cacheados, mas teima em fazer escova. Bom, eu já disse à ela que prefiro como são. Quem sabe com essa nova tendência, ela muda de ideia?”, disse empolgado o entregador Miguel Soares, 32 anos. "Minha namorada gosta dos cabelos dela enrolados, e eu também. Acho mais natural, a mulher fica mais atraente”, destacou o estudante Joel Costa, 18 anos.

“Minha namorada só usava cabelos lisos, até porque o natural do cabelo dela é assim. Mas ela sempre dava mais umas alisadas com a chapinha, para sair, era pelo menos uma hora. Hoje em dia, ela está na moda do Baby Liss, deixou a chapinha de lado. Ela fica mais bonita com os cabelos cheios de cachinhos”, confessou o autônomo Glaucio Milhares, 26 anos.

Hidratação Econômica

Para cabelos na altura dos ombros:

3 colheres de maisena (crua)

1 colher de óleo de semente de uva

3 colheres de mel

Misture todos os ingredientes e aplique sobre os cabelos lavados com xampu sem sal e neutro. Deixe agir por 20 minutos em uma touca (pode ser térmica). Depois de enxaguar, mais um truque, ensina Auxiliadora: “Borrife soro fisiológico nos cabelos, ele atua como um protetor solar natural. Isso vale para todos os cabelos.” Por último deixe secar livremente ou com um difusor. Seu cabelo cacheado está pronto.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon