Saiba mais sobre a Cirurgia Plástica

Reginaldo Rodrigues




As Cirurgias Plásticas estão fazendo parte
do cotidiano de muitas mulheres.




Hoje em dia tornou-se comum falar em cirurgias plásticas, e até mesmo piadas sobre o assunto se tornaram comuns. As mulheres são o principal alvo tanto das piadas quanto dos comentários sobre cirurgia plástica, como se isso fosse algo exclusivo do sexo feminino.

Existem dois tipos de cirurgia plástica: a cirurgia reparadora e a cirurgia estética:

Cirurgia plástica reparadora
Destina-se a reparar os danos decorrentes de qualquer intervenção ou procedimento cirúrgico. Também é comum no tratamento de lesões, má-formações congênitas ou outros problemas. Não tem, evidentemente, apenas a função estética, mas visa a manutenção do funcionamento do corpo.

A cirurgia plástica reparadora é muito comum em cirurgias em que se envolve partes delicadas do corpo. No caso das mulheres, é muito comum uma plástica para reconstituir problemas nos seios, com ou sem procedimento cirúrgico prévio.

Cirurgia plástica estética
Motivo das piadas é a cirurgia plástica estética, pois se destina apenas a aprimorar ou corrigir “defeitos” estéticos. As mais variadas intervenções entram nessa denominação, como implante de silicone nos seios ou nas nádegas, aplicação de botox, remoção de rugas, etc.

Como toda insatisfação corporal, esse tipo de “defeito” pode ocasionar problemas emocionais nas pessoas, e nesse caso a cirurgia plástica é um modo de “corrigir” a natureza, e elevar a auto-estima das pessoas. Comenta-se, entretanto, que há um exagero hoje em dia nas práticas cirúrgicas: qualquer pessoa quer fazer uma cirurgia estética para ficar mais bonita.

Esse tipo de crítica é frequentemente aplicado às mulheres, em especial as que fazem constantes intervenções, algumas consideradas eventualmente desnecessárias, como implante de silicone ou aplicação de botox. Diz-se que a beleza obtida é anti-natural, ou pior, nem beleza é.

Cuidado com cirurgias plásticas
Como este post destina-se mais às mulheres, recomenda-se que estas tenham muito cuidado antes de se decidir por uma cirurgia plástica estética. Como toda cirurgia, há riscos envolvidos. Além disso, será que você realmente precisa de uma cirurgia? Não adianta fazer por fazer. Todos são livres para decidir, mas nesse caso não pode ser uma decisão impulsiva. Até porque os erros médicos podem ser desastrosos.

Enfim, cirurgias plásticas estéticas são uma possibilidade moderna, mas não podem ser a única alternativa. Mais importante que a beleza é a saúde.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon