Trabalho noturno pode prejudicar o coração das mulheres

MARIA HELENA FIGUEREDO
do UNIVERSO FEMININO, em SÃO PAULO, (SP)

O trabalho noturno pode ser um vilão para o coração das mulheres, afirma um estudo.

O trabalho noturno pode ser um vilão para o coração das mulheres, afirma um estudo, publicado no The Journal of the American Medical Association. O estudo observou que enfermeiras que trabalhavam durante a noite tinham um risco ligeiramente maior de coronária doença cardíaca.

"No geral, encontramos uma pequena e modesta relação entre a rotação trabalho noturno eo novo desenvolvimento de doença cardíaca coronária.", explica o autor do estudo, Dr. Celine Vetter. "Isso foi depois de levar em conta fatores de risco tradicionais para doença coronariana.", completa o especialista.

Segundo o estudo, o trabalho noturno pode ser mais prejudicial para a saúde do coração. O especialista e sua equipe analisaram durante 24 anos 189 mil mulheres. As mulheres analisadas pelos pesquisadores responderam um questionário sobre seus estilos de vida, dietas, e se tinham problemas cardíacos.

Ao longo dos 24 anos de estudo, dez mil casos foram registrados de doença cardíaca coronária. Segundo os pesquisadores, as mulheres que relataram trabalhar mais de 10 anos de turnos rotativos na noite tinham um risco aumentado 15 a 18% de desenvolver doenças coronárias.

Os pesquisadores explicam que os fatores de risco para doenças cardíacas são: má alimentação, baixos níveis de atividade física e índice de massa corporal elevado.

"Embora o estudo não prova que a rotação trabalho noturno realmente causa a doença cardíaca, os resultados estão em linha com os resultados anteriores.", disse o autor do estudo, Dr. Celine Vetter.

"Há também o estresse social que vem com trabalho noturno porque você tem que organizar a sua vida privada e familiar em torno dessa agenda. Tudo isso junto é pensado para ser o mecanismo subjacente a esta associação.", explica o pesquisador.

O pesquisador explica que  as características individuais, incluindo as variações nos padrões de sono e qualidade, bem como ritmo biológico de um indivíduo, pode afetar o risco.

Vetter acrescenta que mulheres que trabalham a noite deve se concentrar em reduzir o seu risco de doença cardíaca, ajustando fatores conhecidos de risco de estilo de vida.

"Se você parar de fumar , comer uma dieta saudável , ter um peso corporal saudável é a chave para combater as doenças coronárias.", finaliza.

Imagem: Getty Images

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon