Consumo diário de bebidas açucaradas pode aumentar gordura visceral

DANIELA SILVA
do UNIVERSO FEMININO, em SÃO PAULO, (SP)

Segundo o estudo, a disfunção de insulina esta intimamente ligada a diabetes tipo 2, e risco de doença cardíaca.
Foto: Getty Images

O consumo diário de bebidas açucaradas, como refrigerantes, pode aumentar a gordura abdominal ao longo do tempo, segundo um estudo. A chamada gordura visceral na barriga envolve órgãos internos como fígado, e o pâncreas, e afeta a função de hormônios como a insulina. Segundo o estudo, a disfunção de insulina esta intimamente ligada a diabetes tipo 2, e risco de doença cardíaca.

"Um monte de estudos anteriores analisaram bebidas adoçadas com açúcar e obesidade. Olhamos para distribuição de gordura corporal, especialmente as alterações ao longo do tempo.", explica a autora do estudo, Caroline Fox.

Os pesquisadores analisaram cerca de 1 mil participantes adultos. Os pesquisadores descobriram que todos os participantes tendiam a ganhar gordura visceral ao longo do tempo, mas aqueles que beberam bebidas açucaradas diariamente ganharam mais.

Bebidas adoçadas com açúcar, como refrigerantes, ponche de frutas, têm adicionado de sacarose ou xarope de milho.  A maioria dos participantes disseram que beberam uma mistura de bebidas açucaradas e refrigerantes diet. Cerca de um terço disse que nunca consumiram bebidas adoçadas com açúcar, 20% disse beber bebidas açucaradas de vez em quando, 35% bebeu com frequência e 13% bebeu diariamente.

No início do estudo, eles foram submetidos a uma tomografia computadorizada para medir a quantidade e volume de tecido adiposo abdominal. Seis anos mais tarde, eles foram submetidos a uma outra varredura.

Durante esse período, o volume de gordura visceral aumentou em 658 centímetros cúbicos para não-bebedores, um pouco mais para os bebedores ocasionais e frequentes, e por 852 centímetros cúbicos para bebedores diários de bebidas açucaradas, como relatado na revista Circulation.

"Isso é provavelmente uma diferença muito pequena de gordura visceral real, mas é o suficiente para fazer a diferença para o risco metabólico, de acordo com outros estudos.", disse a pesquisadora.

Refrigerante diet não estava ligado a um aumento na gordura visceral. "Não está claro a partir deste estudo se diminuir a ingestão de bebida açucarada diminuiria o ganho de gordura visceral ao longo do tempo.", acrescenta a pesquisadora.

Especialistas recomendam o consumo moderado de bebidas açucaradas. Segundo os pesquisadores, a água e o leite são ótimas opções de bebidas saudáveis. 

"Os consumidores de bebidas açucaradas que estão olhando para reduzir seu consumo de açúcar e calorias pode achar que o consumo de refrigerante diet ajuda - mas só enquanto eles têm o cuidado de não comer mais de outra coisa.", completa a pesquisadora.

Com informações de agências internacionais de noticias.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon