Bebidas açucaradas matam 184 mil pessoas por ano

do UNIVERSO FEMININO, em SÃO PAULO, (SP)

Refrigerantes, energéticos, e bebidas açucaradas causam 184 mil
mortes no mundo, diz estudo.
Foto: Getty Images

Refrigerantes, energéticos, chás gelados, e outras bebidas açucaradas matam 184 mil pessoas por ano, segundo um estudo realizado na Tufts University, dos Estados Unidos, com base na análise de dados referentes à ingestão deste gênero de bebida entre os anos 1980 e 2010 em 51 países. Segundo o estudo, estima-se que 133 mil pessoas tenham morrido em todo o mundo devido a diabetes, 45 mil a patologias cardiovasculares e 6.450 de cancer, todas associadas ao consumo deste tipo de bebidas.

"Muitos países no mundo apresentam um elevado número de mortes causadas por um único fator dietético – os refrigerantes e outras bebidas açucaradas (...), pelo que reduzir significativamente [o seu consumo] ou eliminá-las da dieta deve ser uma prioridade à escala planetária.", defende o autor do estudo, Dariush Mozaffarian, e decano da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade de Tufts, em Boston (Massachusetts).

Os pesquisadores constataram que o público jovem estão mais mais propensos do que os adultos mais velhos a desenvolver doenças crônicas como resultado da ingestão de bebidas açucaradas. Segundo o estudo, no México, uma em cada três mortes vinculadas à obesidade e a diabetes ocorre em homens com menos de 44 anos. Nos Estados Unidos, um em cada dez óbitos associados as duas doenças acontece em homens na mesma faixa etária.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon