Sardinhas: Conheça seus benefícios para nossa Saúde

do UNIVERSO FEMININO, em SÃO PAULO, (SP)

Sardinha: Uma fonte de proteínas e benefícios a nossa saúde.

Imagem: Getty Images
Muito consumida, procurada, e acompanha vários pratos, a sardinha é um dos peixes mais consumidos no Brasil. A sardinha é rica em proteína, e omega-3, é também uma fonte de cálcio. A sardinha contém fósforo, selênio, e vitamina D, outros benefícios da sardinha é que este peixe ajuda reduzir o risco de doenças cardiovasculares. A sardinha também reduz o risco de Alzheimer, e ajuda a combater a depressão. 

O UNIVERSO FEMININO ouviu nutricionistas sobre a sardinha. Segundo os nutricionistas ouvidos pela equipe, a sardinha contém omega-3, um importante aliado do coração, segundo os especialistas, o omega-3 reduz arritmias, níveis de triglicerídeos, crescimento de placas ateroscleróticas e a pressão arterial. Segundo especialistas, a sardinha contém vitaminas do complexo B, é uma excelente fonte de eicosapentaenóico (EPA) e de ácido docosahexanóico (DHA), dois ácidos gordos da família dos ômega-3, que ajudam e promovem o bom funcionamento do sistema imunológico, circulatório, e sistemas hormonais. 

Segundo os especialistas, a sardinha contém mais proteínas do que a carne vermelha. Especialistas também explicam que a sardinha tem mais potássio do que as bananas, e mais ferro do que o espinafre. Os especialistas também apontam outro benefício importante da sardinha para nossa saúde, ela contém vitamina B12, uma boa fonte de cálcio que auxilia na saúde óssea, e na saúde dos músculos. Estudos recentes confirmaram que o peixe possui uma proteína que é capaz de produzir efeitos benéficos em pessoas com trombose.

Mulheres

Para a saúde das mulheres a sardinha é uma aliada. O peixe contém uma boa fonte de zinco, necessário para a formação de hemoglobina e de colagênio, substância utilizada para a estrutura da proteína e para a reparação de tecidos no corpo. Algumas enzimas contribuem para a defesa do organismo contra radicais livres, retardando o efeito do envelhecimento. 

Escolher

"Verifique se os olhos estão brilhantes e as brânquias, avermelhadas. Não se preocupe com escamas soltas, porque isso é normal nas sardinhas, fique ainda mais atento ao seu odor. As sardinhas nunca devem ter cheiro de ranço, um sinal de oxidação. Por fim evite fritá-las, pois o calor excessivo da gordura quente, é capaz de degradar o ômega-3 nelas contido..", revela o nutricionista Marcus Avilla. 

O especialista ressalta, o consumo deve ser duas vezes na semana, já obtém todos os benefícios da sardinha para nossa saúde.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon