Câncer de Mama: Exposição a pesticidas aumenta quatro vezes mais o risco

do UNIVERSO FEMININO, em SÃO PAULO, (SP)

Exposição a pesticidas eleva risco de câncer de mama.

Um estudo norte-americano, que durou 50 anos, revelou que a exposição a pesticidas pode quadruplicar o risco de câncer de mama em mulheres. O estudo é o primeiro a associar o câncer de mama a pesticidas. "Há muito tempo que se suspeitava que os produtos químicos ambientais podem causar câncer de mama, mas até agora poucos estudos em humanos tinham apoiado esta hipótese.", revela Barbara Cohn, do Instituto de Saúde Pública em Berkeley, Califórnia, Estados Unidos.

Os pesquisadores examinaram um grupo de mulheres que foram expostas ao pesticida DDT na década de 1960. Na época o pesticida era popular nos Estados Unidos. O estudo focou em 118 mães que tiveram filhas que foram diagnosticadas com câncer de mama. Amostras de sangue armazenadas de 118 mulheres deram aos cientistas uma ideia do nível de exposição ao DDT que tinham quando estavam grávidas ou logo após o parto.

"Independentemente da história de câncer de mama na mãe, os altos níveis de DDT no sangue materno foram associados a um aumento de quatro vezes no risco de a criança sofrer de câncer de mama", disse o estudo.

Pesquisas anteriores ligaram a exposição ao DDT a condições de saúde congênitas, redução da fertilidade e aumento do risco de diabetes tipo 2.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon