Dermatologista Explica: O que é Blefarite?

do UNIVERSO FEMININO, em São Paulo, (SP)


Blefarite: Entenda melhor.

A blefarite se trata de uma inflamação nas pálpebras que afeta freqüentemente pessoas com secura ocular, pele oleosa, e pessoas com caspa. É uma inflamação do tecido a volta das pálpebras que dão um aspecto de inchado e formação de pequenas escamas entre as pestanas. A inflamação pode provocar incomodo nos olhos, e se agravar até a diminuição da visão.


Vamos entender Melhor

A blefarite é causada por uma secreção excessiva de gordura que abstrói as glândulas das pálpebras, criando assim, um ambiente agradável para o desenvolvimento de bactérias. É associada a dermatite seborreica, apesar de também parecer uma alergia de contato. 


Sintomas:

- inchaço
- rubor
- escamas nas pestana
- irritação
- ardor
- sensibilidade a luz
- olho seco


Tratamento

Limpeza exaustiva das pálpebras para eliminar gorduras e as escamas acumuladas. Em casos graves, uso de antibióticos, entre outros procedimentos.


Prevenção:

Alergias: Evite os cosméticos de má qualidade. Exemplo: lápis de olho, sombras, ou desmaquilante, tais produtos podem provocar a blefarite alérgica. O mesmo, devemos ter um cuidado excessivo no momento de tocarmos com a mão nos olhos. Por exemplo, sempre que tiver contato com: plantas, cremes de mão, cremes corporais, produtos de cabelo, e pomadas, sempre que tiver contato lavar bem as mãos para evitar tocar aos olhos.

Higiene: Toalhas umedecidas com água morna sobre as pálpebras facilitam a limpeza ocular.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon