Especialistas alertam: Cuidado com produtos de Limpeza doméstica


LARISSA BORGES
do PUC, em Belo Horizonte, (MG)

Água Sanitária, produtos para limpar o piso, produtos para limpar os banheiros, eles podem ser úteis para a limpeza doméstica, mais por outro lado podem ser perigosos para a saúde. O alerta vem da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), em Belo Horizonte, no ano de 2011 foram registrados 816 casos de problemas com substâncias químicas doméstica. Nos casos registrados, a maioria era irritação nas vias aéreas, outros casos apresentava crise de asmas, irritação nos olhos, e graves intoxicações. Segundo, Délio Campolina, coordenador do Serviço de Toxicologia do Hospital João XIII, o ideal é usar apenas um produto, proteger as mãos com luvas e, em evitar contato com os olhos.

"Para se proteger dos possíveis riscos, recomenda-se evitar contato das mãos com os olhos nas faxinas, sempre utilizar luvas e fazer a dosagem correta para a solução de limpeza. Ao sentir sintomas de intoxicação ou irritação da pele ou dos olhos, a pessoa deve procurar, imediatamente, o posto de saúde mais próximo para receber orientações ou ser encaminhada para atendimento.", afirma.

Substâncias como água sanitária, vem registrando inúmeras ocorrências. A água sanitária quando misturada com outros produtos causa uma perigosa reação química que libera gases tóxicos prejudiciais ao organismo humano, causando gaseses nocivos as vias respiratórias, pode provocar queimaduras na garganta, ou até mesmo queimaduras nos olhos. Outro alerta é em relação aos banheiros, não é recomendado misturar substâncias químicas, uma vez que o banheiro é um local onde não tem uma ventilação limitada.


Exagerar

O Exagero nas substâncias químicas para fins domésticos não é recomendado. "As substâncias muito utilizadas para a limpeza de pisos de pedra ou de banheiros podem causar lesões na pele, problemas respiratórios e crises asmáticas nos pacientes, pois libera o ácido clorídrico (HCl).", afirma Délio Campolina.


Casos

A dona de casa, Vilma Palhares, sofreu intoxicação, após misturar duas substâncias químicas para lavar o banheiro. "Eu desmaiei e fui parar na UTI.", afirma. A dona de casa lembra que ficou entre a vida e a morte, por conta da grave intoxicação.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon