Tudo sobre o Corrimento Vaginal.


PAULA NOGUEIRA
do PUC, em Goiânia (GO)



Uma em cada três mulheres no Brasil sofrem com o corrimento Vaginal, um dos problemas mais frequentes e comuns em mulheres. De acordo com especialistas, um dos dos problemas mais frequentes em pacientes é o Corrimento Vaginal. De acordo com a médica ginecologista, Dra. Maria Luiza Campos, é preciso saber diferenciar a secreção. 


"A secreção vaginal normal é clara, fluida e sem cheiro. Formada pela descamação celular da parede do canal da vagina, influenciada pelos hormônios femininos, além de produtos produzidos pela flora bacteriana local habitual. Sua quantidade varia durante o ciclo menstrual. Assim que acabamos de menstruar, ela é bem fluida e transparente e em pequena quantidade, próximo à ovulação o corrimento é mais viscoso e em maior quantidade- parecendo com uma clara de ovo, e quando estamos perto de menstruar novamente, ele é branquinho levemente espesso e quando seca, esfarela na calcinha.", explica a especialista.


"Corrimento vaginal, ou leucorréia, é definido como a presença de uma secreção aumentada na vagina com características diferentes da normal, isto é, com odor, coceira, irritação local, irritação na pele do parceiro, ou simplesmente, um volume muito grande de fluido vaginal que chega a incomodar. Freqüentemente ocorre quando há desequilíbrio entre os diferentes microorganismos que habitualmente se encontram na vagina e no períneo causando uma inflamação. Geralmente está associado a sintomas e também há casos em que pode levar a dor durante as relações sexuais. Mas é importante lembrar que o fato de estar com corrimento anormal não quer dizer que contraímos uma doença sexualmente transmissível.", esclarece a médica ginecologista, Dra. Maria Luiza Campos.


Possiveis Causas:


- Vaginose Bacteriana: Este o corrimento é fino, de cor branco-amarelada e com um cheiro característico a peixe que se intensifica após as relações sexuais.


- Candidíase vaginal: O corrimento típico na candidíase é espesso, de cor branca (aspecto de coalho), sem cheiro e acompanhado de inflamação das paredes vaginais que ficam muito irritadas. O principal sintoma é a coceira intensa e, as vezes há ardor local.


- Trichomoníase: É uma infecção causada por um parasita (Trichomonas vaginalis) que é transmitido por contato sexual. O corrimento na trichomoníase é abundante, de cor branco-acinzentado. Normalmente causa uma irritação vaginal que pode estar acompanhada por prurido. Em algumas mulheres a infecção pode ser assintomática.

SERVIÇO:
Dra. Maria Luiza Campos - Ginecologista e Obstetra
Contato: (62)30925891 - Goiânia, GO

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon