Mulheres com Diabete: Um novo jeito de Viver


JORDANA CUNHA DOS SANTOS
do PUC FEMININO


Diabetes:


Uma vida sem as guloseimas, sem aqueles beliscos gordurosos, e longe dos doces, uma vida cheia de regras na alimentação, que exige uma alimentação rígida, e aonde a palavra 'Excesso' é proibida. O PUC FEMININO convidou convidou cinco mulheres, elas sofrem de Diabetes, mais elas não estão ligando para a gravidade do problema, Elas estão certas, ou Erradas? Confira na reportagem completa.

Alimentação


"Eu como o que eu quero, nós lucramos do que comemos, eu como o que eu dou vontade comer e pronto.", afirma Margarida Oliveira, aposentada, de 67 anos. A auxiliar de serviços gerais Jane Lima, de 39 anos, conta que não vive para a Diabetes, vive para ela mesma. "Almoço do jeito que eu quero, tomo meu café, minha alimentação é eu que faço, não nutricionistas.", afirma.


Além de Margarida, e Jane, as outras três mulheres, Heracy Gomes, de 54 anos, Maria Aparecida Salles, de 62 anos, e Célia Araújo, de 50 anos, afirmaram que elas mesmas definem sua própria alimentação. O PUC FEMININO procurou ouvir a opinião dos especialistas.


"A dieta para pessoas que tenham diabetes é fácil, não precisa ser sem sabor nem sem tempero, ela deve ser feita sempre, mesmo quando se está tomando insulina. Nada justifica não fazê-la e ela é fundamental no tratamento de qualquer pessoa com diabete.", disse Walter Minicucci, médico Endocrinologista, e Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.


Walter Minicucci, médico Endocrinologista, e Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.


Alimentação Correta


É fundamental que a dieta seja seguida todos os dias, mesmo nas férias e finais de semanas.


É importante comer pouca quantidade por vez e várias vezes por dia, tentar manter um intervalo de 3 a 4 horas entre cada refeição.
Não coma muito numa refeição, ficando depois várias horas sem comer.


A pessoa com diabete principalmente se estiver usando insulina ,deve ter os horários de refeições o mais fixos possíveis, tentando não variar os tipos e quantidades de alimentos nos vários dias, por exemplo:


O almoço de hoje, deve ser o mais parecido possível com o de ontem e o de amanhã, etc.


Se for atrasar uma refeição principal (almoço ou jantar) coma alguma coisa mais leve, enquanto espera.


Se você não fizer isso, pode ter uma hipoglicemia. (queda dos níveis de glicose sanguineo).


Você pode comer qualquer tipo de fruta, não deve comer mais de uma fruta de cada vez, porisso deve-se evitar sucos de frutas concentrados.


(Um copo de suco de laranja por exemplo contém 3 a 4 laranjas, e daí sua taxa de glicemia subirá muito, portanto não é bom tomá - lo).


Os cereais ( arroz, feijão e mesmo massas) podem ser comidos em quantidade moderada, e devem ser sempre acompanhadas de verduras e legumes.


Cereais integrais (arroz e trigo integral) são melhores, porém cereais refinados também podem ser consumidos.


Pães e bolos salgados também podem ser consumidos, em pequenas quantidades.


Não existe nenhuma vantagem no uso de farinha de glúten.


Gorduras devem ser evitadas - principalmente se você estiver com excesso de peso ou tiver alterações de colesterol e triglicérides.
Evite gorduras de origem animal.


Queijos gordos (amarelos) devem ser evitados, é melhor comer queijo branco ou ricota e prestar atenção para não exagerar na quantidade.
Use sempre margarina do tipo light ao invés de manteiga.


Cozinhe e tempere alimentos com óleos vegetais ( milho, soja, girasol ou azeite.


Carnes branca ( peixe e aves) são preferíveis às vermelhas, antes de preparar as aves retire sua pele, senão aumentará o teor de colesterol do alimento.


Não existe nenhuma vantagem em comer muita carne vermelha ou branca, tente não comer mais de uma porção média por refeição.


Desafio

O PUC FEMININO desafiou essas mulheres a procurar ir no médico com frequência e seguir a risca todas as recomendações passadas pelo especialista, Dr. Walter Minicucci, elas aceitaram o desafio e ao longo da semana elas contaram sobre a nova rotina de vida, e sobre essa nova alimentação.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon