Os Perigos e beneficios do Sol


do UNIVERSO FEMININO

SAIBA OS BENEFICIOS E OS PERIGOS DO SOL A NOSSA PELE E SAÚDE.

Nada mais delicioso do que pegar aquele sol na praia, ou aquele sol de manhã, mais atrás de tudo isso esconde sérios perigos e beneficios, mais vamos começar falando sobre os beneficios do Sol.


Protege os Ossos


De acordo com Viviana Tavares, reumatologista, a osteoporose a maioria mulheres. Uma em cada duas mulheres com mais de 60 anos sofre de osteoporose, doença que se agrava pela falta de vitamina D, aumentando o risco de fratura óssea grave.


Para contornar esta carência, os especialistas recomendam uma exposição solar moderada, fora do chamado período crítico de maior calor (entre as 11 e as 17 horas), pois permite obter entre 88% e 100% das necessidades diárias de vitamina D e tem uma acão antiraquítica e mineralizante por facilitar a absorção de cálcio e fósforo.





"Trinta minutos por dia de exposição solar na face, pescoço, decote e mãos é suficiente para a síntese da vitamina D, mas deve evitar as horas de maior radiação devido aos danos que o sol provoca na pele. Nestes casos é essencial não esquecer a aplicação de um protetor solar adequado.", afirma a especialista.


Vitamina Solar


A vitamina D ou calciferol é uma substância derivada do colesterol que funciona como um hormonio e tem grande importância para o metabolismo do cálcio. É produzida e ativada no organismo através da luz solar e ultravioleta (UV), cuja absorção é feita maioritariamente pelo intestino e pele.


A forma 25-didroxicalciferol produz efeitos benéficos para a saúde e é aconselhável a sua administração. 


A sua deficiência está implicada no raquitismo, osteomalacia, diabetes, artrite reumatóide, esclerose múltipla, infeções, doenças cardiovasculares e até mesmo Câncer. Durante 750 milhões de anos, o fitoplâncton presente nos oceanos através da fotossíntese, permitia a fixação do cálcio nos seres aquáticos. Com a evolução das espécies para os meios terrestres, a exposição solar tornou imprescindível para prevenir a falta de cálcio.





Assim, em locais com menos radiação solar, a pele, cabelos e olhos tornaram mais claros, garantindo o maior aproveitamento da luz e da vitamina D. Em Outubro de 1918, uma criança raquítica foi curada após a sua exposição à luz UV durante uma hora, duas vezes por semana, durante seis semanas. Foi o primeiro indício de que a luz era importante para a bioquímica humana. Só em 1921 é que Hess & Unger demonstraram cientificamente que o sol era o responsável pela extinção definitiva dessa doença.


Os Perigos




A ação solar e os seus efeitos tornaram-se cada vez mais complexos e difíceis de entender, já que ao mesmo tempo que é benéfica - permite a síntese da vitamina D, indispensável ao desenvolvimento ósseo e promove o bem estar do indivíduo - é prejudicial - provoca o envelhecimento cutâneo e o aparecimento de câncer de pele.


Assim é urgente redescobrir o sol assim como nos protege, sem alarmes exagerados e submetermo a exposições prudentes e limitadas de acordo com cada tipo de pele.

O segredo está em tomar sol moderadamente para que o efeito das radiações solares seja benéfico.


O câncer de pele é o mais comum de entre os tipos de Câncer e manifesta de duas formas:


- Os melanomas (5% a 7% dos casos).
- Os carcinomas, muito frequentes (70%a 80%)

O mais frequente, o carcinoma, é de baixa malignidade. Atinge pessoas de pele, cabelo e olhos claros.  Cresce lentamente, manifesta em áreas expostas ao sol como face, braços, colo e mãos e, frequentemente, é indolor. Aparece através de nódulos e feridas que não cicatrizam.


Já o melanoma é maligno. É o câncer que mais cresce no mundo. Aumentou em 20 % o numero de pessoas que o desenvolveram nos últimos dez anos O melanoma é uma doença, que se submetida a tratamento, é curável. O melanoma é uma consequência da excessiva exposição aos raios ultravioletas do sol, que são prejudiciais à epiderme (camada superficial da pele). Estas lesões podem também aparecer em regiões do corpo que não entraram em contato direto com o sol.


A arma mais eficaz contra o câncer de pele é manterbem longe dos raios solares, principalmente os ultravioletas (entre 11 e 16 horas). No Verão, com o sol brilhando e com a admiração causada por uma pele bronzeada, é muito difícil manter as pessoas longe do sol, por isso, é indispensável recorrer aos protetores solares.


Quando se preocupar com os Sinais


Devemos ficar atentos quando um sinal começa a apresentar variações de:


Coloração - Se num mesmo sinal começam a surgir várias cores  como preto, azul, cinza, esverdeado ou vários tons de castanho;


Tamanho - Se o sinal vem crescendo ou diminuindo;


Bordas - Observar se as bordas estão ficando irregulares;


Assimetria – Se antes o sinal era “redondinho” e agora está assimétrico.


Deve também observar o aparecimento de verrugas inchadas nas áreas mais expostas do corpo.


Todas as pessoas nascem com sinais na pele. Tudo bem. O problema ocorre quando a pinta começa a crescer, mudar de aspecto ou transformar em uma ferida que não cicatriza.


As pessoas de pele clara estão mais sujeitas a ter problemas de pele e devem dar atenção especial ao auto-exame por toda a área do corpo. As lesões não costumam doer ou causar comichão e são percebidas visualmente.


Qual melhor horário para tomar Sol?


A primeira providência que se deve tomar para evitar o câncer de pele é não se expor ao sol das 11 às 16 horas; é nesse intervalo que chegam a nós os raios ultravioletas “B” e que provocam os efeitos mais nocivos contra a pele.


Os ultravioletas “B” favorecem um rápido bronzeamento mas, podem provocar queimaduras graves.


Os raios ultravioletas “A” proporcionam um bronzeado lento mas duradouro e não causam queimaduras, mas, por outro lado, são causadores do envelhecimento da pele. A longo prazo, além das rugas, os “UV-A” também podem causar câncer devido ao efeito acumulativo dos raios. Incidem sobre nós antes das 11 e após as 16 horas.


Entretanto, existem maneiras de minimizar e tratar os efeitos causados pela má exposição ao sol. No caso de queimaduras, o indicado é resfriar a região afetada com aplicação de compressas de água limpa, soro fisiológico e saquinhos de chá de camomila gelados. Se continuar incomodando, recomenda-se procurar orientação médica, que poderá receitar o uso de analgésicos. Usar roupas leves e que não estejam em atrito com a pele também ajuda a não sentir tanto os efeitos. Se você adquiriu uma queimadura de segundo grau e está com bolhas, não as remova e procure um médico.


No caso de pessoas com insolação, o recomendado é ir para local ventilado e fresco e beber bastante água. Compressas frias e úmidas também devem ser aplicadas para diminuir a temperatura do corpo. Ainda assim um médico deve ser procurado.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon