Cuidado! Catapora esta fazendo vitimas


do UNIVERSO FEMININO


CUIDADO! CATAPORA FAZ VITIMAS FATAIS.


O Que era uma simples doença passou a ser motivo de preocupacao, a catapora vem fazendo vitimas no Brasil, a doença passou a fazer vitimas fatais.


Uma criança de um ano e meio morreu após sofrer complicações causadas pela catapora, em São Carlos, a 229 km de São Paulo. Segundo informações da Vigilância Epidemiológica, ela teve uma infecção generalizada, complicação considerada rara durante uma catapora. Como o período de maior incidência da catapora é na primavera, a Vigilância Epidemiológica de São Carlos está em alerta para novos casos da doença.


Outro Caso


Artur Hugo da Silva, de 14 meses, foi vítima de complicação de uma doença comum a crianças e que não costuma se agravar: a catapora. Ele morreu nos braços de uma tia, em Rio Verde, no interior de Goias. Artur morreu três dias após as primeiras manifestações do vírus. O garoto, possivelmente foi infectado por uma prima de nove meses de idade que está com a doença e mantinha contato com a criança. No atestado de óbito foram apontadas também insuficiência respiratória aguda e pneumonia bilateral. O pediatra Eduardo Pimenta alerta para os cuidados com a doença e a necessidade de buscar orientação médica.


O Que e Catapora?





Uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus. Com nome científico de varicela, costuma atingir principalmente as crianças. Em geral, é benigna e costuma incomodar principalmente pelas manchas vermelhas e pela coceira intensa.


E a Vacina?


Existe uma vacina que previne a doença. Em Brasília, está disponível em centros de vacinação ou clínicas particulares de pediatras ou dermatologistas. O preço médio é de R$ 65,00. É indicada para todas as crianças com mais de um ano e para adolescentes e adultos que ainda não foram contagiados pela varicela.


Sintomas


Começam com pontinhos vermelhos espalhados pelo corpo que se parecem com picadas de inseto. Nessa fase, a doença não costuma ser detectada facilmente.Essas manchas , depois de dois ou três dias, crescem e mudam de aspecto. Tornam-se vesículas (folhas cheias de um líquido transparente). As bolhas podem aparecer em regiões delimitadas do corpo ou nele inteiro. Muitas vezes, os sinais aparecem também nas mucosas da boca, do nariz, dos olhos, entre outras.


Além da coceira intensa, o contagiado pode apresentar febre baixa, dor de cabeça. É uma doença que pede repouso durante os primeiros dias depois de surgirem os primeiros sintomas. O estágio no qual o corpo fica com sinais variados – desde as manchinhas parecidas com picadas de inseto, bolhas, até as feridas e crostas ressecadas – é o mais característico da doença. Nessa fase, não há como confundir a catapora com qualquer outro problema. Enquanto as feridas não cicatrizarem, é preciso manter o doente isolado, pois há risco de contaminação.


Complicações


A catapora é um problema pouco grave, desde que bem tratado. No entanto, se a doença se manifestar em crianças com resistência muito baixa ou se não for cuidada devidamente, podem apresentar complicações como:


Infecção bacteriana secundária: muitas vezes, a criança coça os caroços com unhas sujas, que podem estar contaminadas por bactérias. Se as bolhas contiverem líquido amarelo, é sinal de infecção;


Pneumonia: o vírus da doença pode entrar no organismo e provocar doenças mais sérias em outros órgãos, como pulmões;


Encefalite: é uma inflamação no cérebro. Se esta complicação for detectada rapidamente, as seqüelas podem ser evitadas. Mas se o tratamento for displicente, a doença pode até matar.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon