Falta de higiene bucal em mulheres pode trazer problemas como Fertilidade

do UNIVERSO FEMININO


FERTILIDADE FEMININA PODE ESTAR LIGADA COM FALTA DE HIGIENIZAÇÃO
BUCAL, AFIRMA ESTUDO.


Um estudo da Austrália sugere que problemas de saúde bucal podem afetar a fertilidade feminina. A pesquisa da Universidade do Oeste da Austrália sugere que uma higiene bucal precária é tão ruim para a fertilidade de uma mulher quanto a obesidade, fazendo com que elas demorem em média dois meses a mais para engravidar.


O estudo foi realizado por cientistas da Universidade do Oeste da Austrália que apontou como causa, à doença periodontal, caracterizada por inflamação na gengiva. Se essa não for tratada, poderá desencadear uma série de reações capazes de prejudicar o funcionamento normal do corpo.





“As doenças bucais já são associadas a doenças cardíacas, normalmente em bactérias e suas toxinas na boca que atingem a corrente sanguínea, ou do processo inflamatório que se forma e altera a condição interna do organismo. Essa redução da fertilidade está envolvida nesse segundo mecanismo”, explica o farmacêutico, Ronaldo de Jesus Costa.


De acordo com especialistas, a doença periodontal também tem ligação com doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e aborto, além de baixa qualidade do esperma em homens. A partir desse resultado, as mulheres precisam passar primeiro em um dentista, evitar o fumo além de controlar alimentação para se manter no peso.


''Até agora não existiam estudos publicados que investigavam se a doença nas gengivas pode afetar as chances de uma mulher conceber, então este é o primeiro relatório que sugere que a doença na gengiva pode ser um dos vários fatores que podem ser modificados para mulher melhorar as chances de uma gravidez'', afirmou Roger Hart, professor líder da pesquisa.


Inflamação


O estudo da Universidade do Oeste da Austrália contou com a participação de mais de 3,5 mil mulheres.


Aquelas com problemas de gengiva apresentaram níveis elevados de marcadores para inflamação no sangue.


De acordo com o líder da pesquisa, Roger Hart, mulheres que estão tentando ter um filho agora precisam passar antes no dentista além de parar de fumar, beber, manter um peso saudável e tomar suplementos de ácido fólico.


''É bom senso aconselhar a mulher a ter certeza de que está saudável se ela quer tentar ter um filho'', disse o especialista em fertilidade britânico Allan Pacey.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon