Dor Pelvica: A Dor no pe da Barriga: Esclarecendo dúvidas

do UNIVERSO FEMININO


ESPECIALISTA ESCLARECE AS PRINCIPAIS DÚVIDAS DA DOR PÉLVICA.


O Universo Feminino trás explicações da Dra. Rosa Maria Neme (CRM SP-87844), graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com residência médica e doutorado em Medicina na área de Ginecologia pela Universidade de São Paulo e Diretora do Centro de Endometriose São Paulo, clínica especializada no tratamento da doença. A Especialista responde sobre as principais dúvidas sobre a Dor Pelvica.





O Que é Dor Pelvica? E Quais são suas causas?


Dra. Rosa Maria - A dor pélvica é uma dor no baixo ventre que pode ser sentida na forma de cólica, aperto ou como uma pontada. As causas são diversas e entre elas destaca-se a presença de mioma, alterações vasculares no útero como a presença de varizes pélvicas, cistos de ovário e endometriose que é, atualmente, a principal causa de dor pélvica nas mulheres em idade reprodutiva.


Como a paciente sente a dor?


Dra. Rosa Maria - É sentida, na grande maioria das vezes, como uma cólica que pode acontecer na menstruação ou fora dela, sensação de peso ou pontada. A dor pélvica está sempre ligada ao sistema reprodutivo e é um sinal de alguma outra doença presente na região, por isso precisa ser investigada.


A Dor Pelvica atinge os órgãos genitais internos da mulher?


Dra. Rosa Maria - Em geral, sim. Pode acometer os órgãos externos, mas a manifestação, nesses casos, não é de dor, mas sim de ardor, coceira, entre outros sintomas.


E Quais são as diferenças, entre a Pelvica Aguda, e a Crônica


Dra. Rosa Maria - A dor aguda é aquela que acontece de forma inesperada e a crônica é aquela que já está presente há algum tempo, é constante e intermitente.


E os Tratamentos, Dra.?


Dra. Rosa Maria - O tratamento depende da causa do processo. Se for endometriose, o tratamento é cirurgia para retirada da doença. Se for mioma, indica-se a retirada ou tratamento com medicamentos. Se for varizes pélvicas, o tratamento é feito com medicações analgésicas apenas.


Existe estimativa de quantas mulheres que sofrem deste problema?


Dra. Rosa Maria - Existem estimativas para outras doenças, mas não sobre a dor pélvica. A endometriose acomete cerca de 15 a 20% das mulheres em idade reprodutiva. Mulheres acima dos 50 anos de idade têm chance de 50% de ter miomas.


Se não tratada, ela pode evoluir em outro problema?


Dra. Rosa Maria - Tudo irá depender da causa da dor. No caso da endometriose, a mulher pode ter infertilidade e dor crônica. No caso do mioma, pode ter ciclos menstruais com hemorragia e infertilidade.


Tem idade certa para ser atingida pela Dor Pelvica?


Dra. Rosa Maria - Pode acometer mulheres em qualquer faixa etária.

1 comentários :

Click here for comentários
Unknown
admin
11 de março de 2013 às 12:40 ×

boa tarde eu sente uma dor forte no pé da barriga tipo contrações fiquei muito preocupada pois tenho duas filhas e já sou ligada, passei a noite toda sentindo essa dor e ela começou logo depois de uma relação sexual com meu esposo,fiquei me perguntando sera que eu estou gravida e não sabia...depois de 4 horas a dor passou e agora estou sentindo um peso na barriga sera que voce sabe o que pode ser.

Congrats bro Unknown you got PERTAMAX...! hehehehe...
Reply
avatar

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon