Ginecologista esclarece dúvidas intimas da Menopausa

do Universo Feminino


Ginecologista esclarece todas as dúvidas sobre as Intimidades da Menopausa.
As perguntas mais intimas da Menopausa.


Afrontamentos, Calores, Suores, Irritabilidade, Sabia que a probabilidade de vir a sofrer destes ou outros sintomas da menopausa é mais pequena do que pensa? Na verdade, 25% das mulheres que atravessam essa transição fisiológica não chegam a ter sintomas.

Sabemos, no entanto, que esta informação não chega para a tranquilizar. Por um lado, porque não sabe se faz parte deste leque de mulheres. Por outro, porque o que mais teme não serão os sintomas, mas aquilo que a menopausa significa: que vai envelhecer.

Se é o seu caso, fique tranquila: trata-se de um processo natural. ''A menopausa é o início do envelhecimento, um processo que é inexorável'', esclarece Mário Sousa, ginecologista.

Como será afetada minha Sexualidade?


''É natural que a menopausa tenha um impacto psicológico na sua feminilidade. Por outro lado, a diminuição da elasticidade e lubrificação da vagina podem tornar as relações sexuais mais dolorosas, afetando o desejo sexual. No entanto, este aspecto pode ser solucionado com a prescrição de estrogénios locais e lubrificantes. Não há motivos para não se manter ativa sexualmente.'', afirma o ginecologista.

Eu posso ter uma incontinência urinária?

''Muitas mulheres que foram mães e não fizeram uma recuperação adequada têm tendência a ter incontinência urinária de esforço mais tarde. Devido à atrofia do aparelho uro-genital na menopausa, esta é uma altura privilegiada para o surgimento desse problema. A terapia de substituição hormonal e os exercícios dos músculos pélvicos ajudam a atrasá-lo.'', disse Mario Sousa, ginecologista.

E as capacidades cognitivas, posso perder elas?

''O cansaço, instabilidade emocional e alterações do sono podem ser associados à perda de capacidades cognitivas, em caso de menopausa não tratada. No entanto, a diminuição do volume do cérebro, que acontece em todas as pessoas a partir dos 30 anos, não é sinônimo de perda de inteligência. É bom manter ativa intelectualmente, para evitar que a sua massa cinzenta se torne preguiçosa.'', afirma o ginecologista.

E a Silhueta, pode sofrer mudanças?

''A menopausa implica uma diminuição do tónus muscular e cutâneo, além de uma desaceleração do metabolismo em cerca de 15%. Além disso, a massa gorda aumenta (42%, aos 50), tendendo a acumular na cintura, em vez de nas ancas e nádegas.'', afirma o médico ginecologista.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon