50 Anos: Um novo desafio

do Universo Feminino



50 Anos: Novos desafios, e uma nova rotina pela frente, tudo em busca
da melhor Saúde.


Nesta década da vida, o humor estabilizará, a aparência da pele melhorará e o sono voltará a ser reparador. Por outro lado, os ossos merecem atenção especial e o risco de doença crônica aumenta. Mas o seu corpo ira te agradecer se continuar a cuidar dele.

''Até ao início do século passado, as mulheres morriam pouco tempo depois de entrar na menopausa. Hoje, após a menopausa, a mulher tem mais 30 anos de vida, ou seja tantos anos quanto os que já tem de vida adulta, com a vantagem de ter mais experiência, maturidade e estabilidade financeira e os filhos já serem crescidos. Esta crise pode servir para reinventar e redescobrir: recuperar projetos há muito adiados, redescobrir outros talentos e prazeres ou investir na carreira profissional'', conclui Maria João Fagundes, psicóloga.

Efeito 'Ninho Vazio'


Isto acontece quando a mulher investe na família e em detrimento de outras dimensões da sua vida, como a pessoal, a social e a profissional, como explica a psicóloga Maria João Fagundes: ''De repente, os filhos saem de casa e a mulher que se sentiu sempre indispensável, se vê desvalorizada, sem ninguém para cuidar. Se, além disso, não houve um investimento na relação a dois, o parceiro parece um estranho com quem não tem nada para conversar, quando afinal esta é a pessoa com quem ela escolheu viver e que vai estar a seu lado nos próximos 20 ou 30 anos. Para que o casal não seja apenas um duo que coabita, é preciso voltar a investir na relação.'', disse a psicóloga.

Dieta Modeladora



Com o fim da menopausa muitas mulheres procuram uma nova dieta para perder o peso acumulado na década anterior. ''É um fato que muitas mulheres ganham peso devido não só ao aumento dos níveis de gordura corporal, como à acumulação de líquidos'', afirma, Alexandre Fernandes, nutricionista.

Uma dieta rica em fruta e legumes, pobre em gorduras saturadas e sal, bem como a ingestão diária de 1,5 litros de água são boas estratégias. No entanto, segundo o nutricionista, o ideal é ser prescrito um plano alimentar estruturado, hipocalórico e personalizado, por isso, é aconselhável uma consulta de nutrição e avaliação da composição corporal feita por um especialista.

Ossos fortes


A massa óssea atinge o seu pico aos 25 anos. ''Se mantém mais ou menos inalterada até por volta dos 50 anos, altura em que há um decréscimo fisiológico, que pode ser mais ou menos acentuado'', diz Augusto Faustino, reumatologista.

Como prevenção, o especialista recomenda: ''Uma ingestão de laticínios que conduza a uma absorção diária de cerca de 1500 miligramas de cálcio. Duas porções bastam desde que não tenha uma dieta muito restritiva e não seja vegetariana. Para uma pessoa que também coma manteiga, queijo, dois copos de leite ou um copo de leite e um iogurte bastam.'', afirma.

Falhas de memória



A diminuição de estrogénios pode influenciar o desempenho cognitivo, afetando sobretudo a memória. ''É natural que algumas mulheres receiem ser postas de lado no emprego, numa altura em que se sentem mais cansadas e com algumas dificuldades de memória'', refere Maria João Fagundes, psicóloga.

No entanto, convém perceber que as suas competências não diminuem – hoje têm mais experiência e maior capacidade de análise. ''O grande inimigo do desempenho é o desânimo. Não se isole, nem deixe de se desafiar. Aprender uma língua estrangeira e fazer coisas diferentes estimula cognitivamente'', alerta a psicóloga.

''Usar uma agenda, escrever os recados ou fazer listas são boas estratégias para superar as falhas de memória comuns nesta idade'', recomenda ainda a especialista.

Rotinas imprescindíveis

''Após a menopausa, a mulher entra em pós-menopausa para o resto da vida. Tem de fazer ecografias da mama e pélvicas pelo menos de dois em dois anos, bem como os exames médicos de rotina uma vez por ano. Em algumas mulheres, muitos sintomas perduram para o resto da vida e os cuidados com a pele, o cabelo, a vagina e a saúde em geral têm de ser mantidos. Os estímulos culturais e sociais são importantes para a manutenção da boa saúde mental'', afirma Isabel do Carmo, endocrinologista.

Câncer de Mama

A menopausa tardia, a cima dos 55 anos, está associada a maior risco de Câncer de Mama. No entanto, independentemente da idade de início da menopausa é fundamental manter o auto-exame da mama, as consultas médicas e a mamografia anual. ''Com o final da menstruação, escolha um dia certo do mês para fazer o auto-exame e mantenha a periodicidade mensal'', afirma Ana Paula Avillez, médica imagiologista.

Rastreio do cólon

Nesta fase, deve realizar a sua primeira colonoscopia para a detecção precoce do Câncer do colo-retal. Se os resultados forem normais, repita o exame de cinco em cinco anos.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon