Refluxo Gastroesofágico: Entenda melhor e saiba como evitar

do Universo Feminino


O refluxo gastroesofágico caracteriza por um retrocesso de sucos digestivos ácidos do estômago para o esófago, provocando dor, inflamação e outras lesões.

O ácido reflui quando o esfíncter esofágico inferior não funciona adequadamente. Comer muito e muito rapidamente, deitar logo após as refeições, como o fumo e o consumo de cafeína e alguns medicamentos, (em especial os antidepresssivos, anti-inflamatórios e sedativos) podem agravar o problema.



Sintomas

O mais óbvio é o ardor, uma sensação de queimadura por detrás do esterno. Geralmente, ocorre depois das refeições ou quando a pessoa está deitada (a força da gravidade contribui para o refluxo). Pode ser acompanhado de regurgitação do conteúdo do estômago para a boca ou duma salivação excessiva.

Tratamento

Os antiácidos proporcionam alívio rápido à acidez ocasional. Não devem, contudo, ser utilizados durante mais de dois meses consecutivos.

Como prevenir

Elevar a cabeceira da cama cerca de 15 cm, pode fazer com que o ácido não chegue a entrar no esófago.

É aconselhável evitar o café, o álcool e outras substâncias que estimulam fortemente a produção de ácido do estômago.

Modere o consumo de gorduras, chocolate, e tabaco, pois aumentam a tendência do esfíncter esofágico inferior para deixar passar líquido.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon