Cerca de 61 mil casos de câncer mais comuns são evitáveis no Brasil anualmente

do Universo Feminino



Adotando simples mudança no estilo de vida da para evitar os Cânceres comuns
no Brasil.




No Dia Mundial do Câncer, novas estimativas publicadas hoje pelo Fundo Mundial para Pesquisas de Câncer (WCRF, na sigla em inglês), mostram que com a ingestão de uma dieta variada e saudável, a realização de atividade física regular e limitações na ingestão de álcool, cerca de 61 mil casos de câncer poderiam ser evitados todos os anos.(1)

Adotando essas simples mudanças com o intuito de se ter um estilo de vida saudável, uma quantidade significativa de cânceres comuns no Brasil poderia ser evitada, incluindo-se neste grupo o câncer de mama (28% dos casos), de estômago (41% dos casos) e de intestino (37% dos casos).(1)

"É lamentável que, mesmo em 2011, as pessoas estejam morrendo de tipos de cânceres que poderiam ser evitados por meio da adoção de dietas saudáveis, exercícios e outras iniciativas de vida saudável. Ainda temos uma chance de reverter o crescimento do câncer no Brasil antes que seja tarde demais, aperfeiçoando os programas já existentes e estabelecendo novas medidas no sentido de inserir entre as prioridades de saúde pública a conscientização e o apoio na prevenção do câncer. Nos últimos anos, temos trabalhado nesse sentido, particularmente por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, responsável por reduzir a prevalência do tabagismo no Brasil de 34% para 17%", comenta Dr. Luiz Santini, Diretor Geral do Instituto Nacional de Câncer no Brasil.

Estes resultados são ainda corroborados pelas novas Recomendações Mundiais sobre Atividade Física para a Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS).(2) O relatório da OMS reforça que atividades físicas regulares podem prevenir muitas doenças, como câncer de mama e de cólon, doenças cardiovasculares e diabetes. O relatório aborda três faixas etárias (5-17 anos, 18-64 anos e 65 anos em diante) e fornece recomendações concretas para os níveis de atividade física necessários para a saúde(2). Essas recomendações são úteis principalmente para países de baixa e média renda, que possuem poucas diretrizes nacionais sobre atividade física.

"A atividade física é recomendada para pessoas de todas as idades, como forma de reduzir os riscos de certos tipos de cânceres e outras doenças não-transmissíveis", declara o Dr. Tim Armstrong, do Departamento de Doenças Crônicas e Promoção da Saúde da OMS. "A fim de melhorar a saúde e prevenir diversas doenças, os adultos devem fazer pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ao longo da semana. Essa meta pode ser alcançada simplesmente caminhando por 30 minutos cinco vezes por semana ou indo de bicicleta para o trabalho diariamente".

Há também fortes evidências de que outras iniciativas de vida saudável são vitais para reduzir o risco de câncer, como parar de fumar, evitar a exposição ao fumo passivo e a exposição excessiva ao sol e proteger-se contra infecções que podem causar câncer. Para ajudar a combater a epidemia global do câncer, a União Internacional de Controle do Câncer (UICC) solicita que os brasileiros tomem medidas e apoiem a Declaração Mundial do Câncer acessando o site
www.worldcancerday.org/signdeclaration .

A assinatura da Declaração ajudará a UICC em seu esforço para motivar os líderes globais a definirem diretrizes realistas e exequíveis para a prevenção do câncer durante o Encontro das Nações Unidas sobre Doenças Não-Transmissíveis, a ser realizado em setembro de 2011. Desde 1947, foi realizada apenas uma sessão especial da Assembleia Geral das Nações Unidas voltada para a saúde; o anúncio do encontro de 2011 é um passo inédito na luta contra o câncer.

"Dê seu apoio ao Dia Mundial do Câncer assinando a Declaração Mundial do Câncer e nos ajude a alcançar a meta de um milhão de mantenedores em favor de um Mundo Livre do Câncer. Com pessoas, governos e tomadores de decisão trabalhando em conjunto, poderemos atenuar o número de casos de câncer no mundo, tanto agora quanto para as gerações futuras", resume o Dr. Eduardo Cazap, Presidente da UICC.

Informações gerais

Sobre o câncer

O câncer é uma das principais causas de óbito no mundo e sua incidência continua aumentando. A cada ano, 12,7 milhões de pessoas descobrem que têm câncer e 7,6 milhões de pessoas morrem da doença.

Estudos mostram que 30-40% dos casos de óbito por câncer pode ser evitado(3), e um terço desses casos podem ser curados por meio de diagnóstico e tratamento precoces.

Existem cerca de 200 tipos conhecidos de câncer.(4) Como a maioria das doenças, o câncer é multifatorial, ou seja, não existe uma única causa para os tipos de câncer existentes. No entanto, alguns fatores, em sua grande maioria evitáveis ou controláveis, no que diz respeito ao estilo de vida e ao meio ambiente, também são conhecidos como causas do câncer. Para obter mais informações sobre as iniciativas de uma vida saudável.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon