Câncer de mama: remoção do linfonodo da axila pode não ser necessária

da Reuters

Mulheres com câncer de mama em estágio inicial talvez não tenham que remover os linfonodos cancerosos da axila, disseram pesquisadores dos Estados Unidos. A descoberta pode poupar muitas vítimas da doenças da dor e de anos de efeitos colaterais relacionados ao procedimento.

Algumas mulheres que tiveram câncer de mama e que tiveram apenas os linfonodos sentinela removidos - linfonodo mais próximo ao câncer - sobreviveram tanto tempo quanto as mulheres que passaram por cirurgias mais agressivas para a retirada dos linfonodos das axilas, conhecida como dissecação do linfonodo axiliar, disseram os pesquisadores.

Para o estudo, publicado na revista Journal of the American Medical Association, os pesquisadores analisaram os dois procedimentos em mulheres com câncer de mama invasivo que tiveram os tumores removidos e passaram por radiação e quimioterapia.

A taxa de sobrevivência foi a mesma em ambos os grupos. Remover o linfonodo pode não ser necessário porque a radiação e a quimioterapia atacam o câncer antes que ele tenha tempo de se espalhar, disseram os pesquisadores.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon