Segundo estudo, Homens e mulheres são diferentes ao comprar roupas esportivas

Maria Helena Figueredo

A tecelagem Santaconstancia, em parceria com a Invista, empresa que fabrica os fios Supplex e Lycra, divulgou pesquisa inédita sobre o comportamento do consumidor de roupas esportivas. Os dados revelam que homem e mulher são diferentes na hora de comprar roupas esportivas.

O levantamento foi iniciado no mês de julho e envolveu 40 esportistas de quatro estados do país, que falaram sobre quais são os atributos indispensáveis na hora de comprar um produto. Os participantes, homens e mulheres, de várias faixas-etárias, responderam a algumas perguntas relacionadas ao preço, design e tipo de material usado na confecção da roupa.

A pesquisa mostra que o grupo feminino prioriza algumas qualidades que não têm tanta importância para os homens. A moda para o público masculino, por exemplo, está completamente vinculada ao esporte. “Eles não se importam nem com o preço, valorizam acima de tudo a etiqueta que a roupa leva e preferem comprar em lojas especializadas em esporte”, afirma Daniella Freitas, gerente de marketing da Invista .

Já a mulheres, além de experimentarem várias vezes a mesma peça e comprarem em diversos tipos de estabelecimentos, apreciam muito mais a praticidade do vestuário do que o homem. “A mulher não quer mais roupas difíceis de lavar e passar. Todas querem tecidos confortáveis, que não dêem trabalho”, ressalta Freitas.

O estudo também traçou uma relação do esporte com o gênero do atleta e, segundo a investigação, a maioria dos homens encontra no esporte a “socialização” e o “desafio”. No caso das mulheres, a prática da atividade física é a ferramenta usada para manter a forma e o bem-estar.“Apesar da preocupação com o visual, com o caimento da roupa, por exemplo, o público feminino criticou muito a ditadura da beleza durante a pesquisa, muitas rejeitaram a ideia de que o esporte é realizado em busca da beleza”, garante a gerente da Invista.

“Todas praticam alguma atividade física com o objetivo de ganhar força, independente da intensidade do exercício, e essa força obtida gera mais autonomia e independência para elas fazerem as coisas sozinhas na vida”, acrescenta. Durante o evento desta quarta-feira, o diretor da Santaconstancia, Luca Pascolato, destacou uma pesquisa feita pelo Dr. Turíbio Leite Neto, que alerta a importância de escolher bem o tecido na hora da prática esportiva.

“O corpo gasta muita energia durante a perfomance e grande parte dela é para manter o equilíbrio da temperatura do corpo”, conta Luca. Ainda de acordo com o diretor, se o esportista está com uma roupa que impede a transpiração, todo o equilíbrio ‘termostático’ acaba comprometido, inclusive a pulsação deste atleta será maior. "As opções de tecidos hoje são infinitas e as roupas feitas com supplex são as mais recomendadas por conterem fios mais leves, que deixam a peça menos pesada e com fácil transpiração", completa.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon