Pediatras falam sobre a maternidade, e Saúde das crianças

Jordana Cunha dos Santos



Pediatras falam sobre a fase inicial, amamentação, e como
prevenir as doenças nas crianças.



O Universo Feminino ouviu médicos pediatras e suas opiniões sobre a Saúde das crianças, amamentação, o contato mãe e filho.

Fase Inicial

Como é o primeiro banho do bebê?

''O primeiro banho do bebê a temperatura da água deve ser 37° ou 38° se tiver muito frio, por que ele se acustumou com a temperatura de dentro da barriga da mãe.'', afirma o pediatra, José Paulo.

Quando os dentinhos do bebê começam a Nascer?

''Os primeiros dentinhos nascem aproximadamente 6 meses. Em 1 ano os bebês tem aproximadamente 20 dentes.'', disse o pediatra.

Boa forma para o bebê dormir.

''A melhor forma para ele dormir é de barriga para cima, se a criança tem refluxo, a cabeçeira da cama deve ser levantada aproximadamente 30cm.'', disse o especialista.

Amamentação

Quais as doenças que o leite materno protege?

''Prevenção de diabetes, prevenção de alergia, asma, obesidade, infarto, diarréias pneumonias etc'', afirma a pediatra, Dra. Cristiane.

De acordo com especialistas, primeiro leite materno chamado colostro e a primeira vacina natural da criança por que?

''O colostro ou primeiro leite materno possua anticorpos da mãe que protejerão o recém nascido, não sendo necessário chás, sucos, mingaus, ou leite artificial deve ser dado até 6 meses de vida.'', afirma a médica pediatra.

Alimentação

Qual a idade que o bebê pode se alimentar?

''Depois dos 6 meses, o bebê já pode se alimentar de comidas solidas pois fortalece os músculos da face e facilita a dentição, mastigar as papinhas ajuda a prevenir dentes tortos. O bebê pode se alimentar de 3 refeições salgadas, frutas duas vezes e sucos naturais. E deve amassar ou passar no liquidificador o arroz, feijão, frutas e legumes. '', afirma a pediatra, Dra. Cristiane em uma entrevista com Dr. Guto.

Doenças

As principais doenças nesta época do ano

''São as doenças respiratórias de vias aéreas superiores e inferiores (pulmões) como: resfriado comum, gripe, bronquiolite, asma, rinossinusite, rinite e pneumonia.'', afirma Dra. Rosana, médica pediatra.

E as prevenções?

''Deve-se evitar aglomerados de pessoas em recintos fechados, mudanças bruscas de temperatura (ir de um ambiente quente para um frio). Devemos manter os ambientes sempre ventilados, arejados, janelas abertas e lavar com freqüência as mãos.'', disse a especialista.

Quais são os sintomas que servem de alerta nos bebês?

''A mãe deve ficar atenta aos sinais de alerta em relação as doenças respiratórias: febre, tosse intensa, chiado no peito, “falta de ar” (“cansaço”), gemência, não aceitação de alimentos ou líquidos, rouquidão, palidez, cianose (ficar “roxo”), abatimento e prostração. O responsável pela criança deve ficar atento a estes sinais de alerta e se presentes, procurar um pediatra para avaliar e conduzir o caso. Deve ser evitado o uso de medicação sem orientação médica.'', afirma a médica.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon