Ossos: Como evitar que ele enfraqueça

Maria Helena Figueredo



Saiba como evitar que os Ossos enfraqueça.



Muitas mulheres vivem preocupadas com a osteoporose, uma ameaça para a sua qualidade de vida e atividade quotidiana, especialmente depois da menopausa, quando a densidade óssea diminui de forma significativa.

Felizmente, os especialistas estão começando a personalizar os tratamentos, aconselhando alguns métodos de prevenção e, às vezes, alternativas à terapia hormonal, permitindo que os ossos gozem de boa saúde e não se deteriorem.

O que é a osteoporose?

Significa literalmente osso poroso e consiste na diminuição da quantidade de massa óssea e numa alteração da estrutura normal do osso que provoca um aumento da sua fragilidade e, por conseguinte, um maior risco de fratura.

A massa óssea é a quantidade de osso presente no esqueleto de cada pessoa e depende da raça, idade, sexo, genética, etc. O seu pico máximo é atingido entre os 30 e os 35 anos e vai diminuindo à medida que os anos passam.

No caso das mulheres, esta descida é mais acentuada por causa da menopausa, durante a qual a redução hormonal produz uma diminuição mais rápida de massa óssea que não tem, contudo, motivos para se tornar patológica.

Esta doença diagnostica quando a densidade óssea é inferior a um limite pré-determinado, costuma ser mais frequente nas mulheres do que nos homens.

Porque ocorre?

Idade Com o passar do tempo, os ossos tornam mais frágeis, porque a formação óssea diminui e porque a síntese de vitamina D, responsável pela absorção de cálcio, também diminui.

Menopausa Passada esta fase, a descida de estrogénios reduz, por sua vez, a densidade óssea.

Estilo de vida e doenças A menopausa está associada ao consumo de álcool, cortisona, sedentarismo, processos reumáticos e hepáticos, etc.

Como se detecta?

O exame principal, indolor e não invasivo, é a densitometria óssea. Permite medir a massa óssea e verificar a evolução da perda, avaliar a resposta ao tratamento e predizer o risco de fratura que a pessoa tem. O valor obtido é comparado com a média da população do mesmo sexo e idade, e segundo o desvio, a Organização Mundial de Saúde estabelece quatro categorias:

Normal: de 0 a -1
Osteopenia: de -1 a -2,5 (estádio anterior à osteoporose, previnecom o diagnóstico precoce e não tem por que chegar a osteoporose)
Osteoporose: menor do que -2,5
Osteoporose grave: menor de 2,5 e com fraturas

Outros exames complementares

Conhecer a história clínica
Exame físico
Análises de sangue e urina especificas para o metabolismo ósseo
Radiografias da coluna para descartar fracturas
Densitometria da coluna e anca

Corre maior risco de vir a ser vítima de osteoporose se:

- É mulher

- Tem mais de 60 anos

- Teve uma menopausa precoce

- Tem antecedentes familiares de fractura da anca

- Está excessivamente magra

- É nulípara (mulher sem filhos)

- Tem uma alimentação pobre em cálcio, magnésio e vitamina D, com alto conteúdo de fósforo, sódio, zinco, oxalatos e fibra, ou hiperproteica, se se excede no consumo de cafeína, álcool, bebidas tipo cola, se fuma, etc

- Tem tendência para o sedentarismo

- Não apanha sol. Bastam 15 minutos por dia para sintetizar vitamina D

- Tem um histórico médico de fraturas ou doenças que tenham sido tratadas com corticóides, anticoagulantes e anticonvulsivantes

A osteoporose é uma doença silenciosa

Esta doença não é precedida por quaisquer sinais de alarme. Na verdade, é imperceptível até já ter ocorrido uma fratura. É por este motivo que é conhecida como a doença silenciosa.

Trave a osteoporose

A prevenção é a melhor opção para evitar esta doença. Siga estes conselhos:

- Mantenha uma alimentação equilibrada, rica em cálcio e vitamina D. O cálcio pode ser ingerido através de lacticínios e peixes ou verduras; a vitamina D provém da exposição aos raios solares. Se for alérgica à lactose, coma alimentos como brócoles, espinafres, bebidas e iogurtes, etc. Evite as dietas com excesso de proteínas e com conteúdos elevados de sódio.

- Faça exercício desde a juventude. Deve começar a fazer esporte o mais cedo possível. Nunca é tarde para começar. Caminhe ou suba escadas. É um exercício que implica tração do músculo sobre o osso, o que faz com que este mantenha a sua massa e ganhe densidade. Por outro lado, a elasticidade que se obtém através de um exercício moderado (tai-chi, natação, yoga, etc.) ajuda a evitar quedas e fraturas.

- Elimine comportamentos tóxicos como o tabagismo ou a ingestão de álcool (danificam os ossos e favorecem as quedas).

- Reduza o risco de acidentes domésticos causados por perigos evitáveis como as escorregadelas na ducha. Mantenha uma boa saúde visual, que permita calcular adequadamente as distâncias.

Como se trata a osteoporose?

Se o especialista lhe indicar um tratamento farmaceutico, não se assuste. De certeza que avaliou a sua situação e que é a melhor opção para o seu caso.

De qualquer forma, após algum tempo a seguir a terapia, a eficácia do medicamento é avaliada através de uma densitometria, de forma a avaliar o caminho a seguir: manter o tratamento, aumentar as doses, eliminá-lo, alterá-lo, etc.

Estilo de vida saudável

Está nas suas mãos retardar ou travar a perda de massa óssea, prevenir fraturas, reduzir os riscos de queda e controlar a dor. Com um pequeno esforço diário poderá fortalecer consideravelmente a saúde dos seus ossos.

Realize exercícios suaves diariamente como, por exemplo, andar durante meia hora.

Evite o álcool, o tabaco e o café.

Siga uma alimentação rica em cálcio e vitamina D para melhorar a qualidade do esqueleto.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon