Estômago: Verdades e Mentiras

Denise Mendes



Veja as verdades e mentiras sobre o estômago.



Os anti-ácidos não previnem o ardor no estômago?

Verdade!

A dolorosa sensação de ardor no peito ocorre quando os ácidos do estômago sobem para o esôfago. É o chamado refluxo.

Os anti-ácidos neutralizam este ácido momentaneamente mas não conseguem parar a sua produção, que está na origem do ardor. Para isso, faça estas três mudanças no seu estilo de vida: coma pelo menos três horas antes de se deitar, faça cinco pequenas refeições ao longo do dia em vez de três maiores, e evite alimentos potenciadores, como citrinos e cafeína.

O stress é a causa mais comum de úlcera?

Mentira!

Stress, álcool e comida condimentada foram, em tempos, considerados culpados em partes iguais, mas, actualmente, sabe que a maior parte das úlceras são causadas pela bactéria Helicobacter pylori, que chega ao estômago através de comida contaminada ou contato boca a boca (beijo, por exemplo).

Felizmente, apesar de ser um microorganismo muito comum (afeta mais de 50% da população mundial), a maior parte das pessoas infectadas com H. pylori permanece saudável: apenas uma em cada seis desenvolve uma úlcera.

Uma tosse crônica pode ser sintoma de problemas digestivos?

Verdade!

O refluxo gastroesofágico pode provocar tosse crônica e falta de ar. Os sintomas chegam a ser confundidos com asma. Se notar a sua ocorrência mais de duas vezes por semana, durante três meses, consulte o médico.

A prisão de ventre é a queixa gastrointestinal mais comum?

Verdade!

Não deve, contudo, assumir que tem prisão de ventre só porque não vai todos os dias à casa de banho. O número normal de dejeções pode variar entre entre 3 por dia e 3 por semana, dependendo da pessoa.

Os verdadeiros sinais de prisão de ventre incluem fezes duras, cólicas e barriga inchada. Nesse caso, aumente a ingestão de fibra, beba muita água e faça 30 minutos de exercício por dia.

Hortelã alivia as dores de estômago?

Verdade!

A hortelã é uma maravilha digestiva. Acalma os músculos do estômago e melhora o fluxo da bílis, que o corpo usa para digerir a gordura.

A melhor forma de a tomar é em infusão. Um aviso: quem sofre de azia deve evitar a hortelã porque pode relaxar o músculo entre o estômago e o esófago, libertando ácido pelo esógafo acima.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon