Diverticulite

Paula Nogueira



A diverticulite é uma doença intestinal caracterizada pela inflamação de umas bolsas chamadas divertículos que aparecem por malformação congênita ou patológica na parede do intestino, sobretudo a partir dos 40 anos.

Acredita que os divertículos surjam por uma distribuição anormal da pressão dentro do cólon, o que faz com que as bolsas do revestimento intestinal saiam para fora através de defeitos nas paredes do intestino.

A inflamação produz quando as fezes ficam presas numa dessas bolsas, causando uma infecção. Se a bolsa se perfurar, podem dar origem a peritonite (inflamação da cavidade abdominal).

Sintomas

Dor abdominal aguda (sobretudo na parte inferior esquerda)
Febre e calafrios
Náuseas e vômitos

É aconselhável ir ao hospital quando existem sintomas de diverticulite, quando pioram ou quando surgem novos sintomas.

Tratamento

A diverticulite aguda requer terapia antibiótica e uma dieta rica em fibra. Se ocorrerem ataques recorrentes ou se se produzir perfuração, é necessária a cirurgia para extrair a parte do cólon afetada.

Diagnóstico e Prevenção

O diagnóstico é feito através da palpação abdominal, análises ao sangue (verifica uma contagem elevada de glóbulos brancos) e TAC ou ecografia (revela a área inflamada).

Uma alimentação rica em fibra é uma forma saudável de prevenir o aparecimento dos divertículos intestinais. Alguns especialistas recomendam eliminar as nozes e as sementes da dieta.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon