Psicóloga Explica: com a Dra. Liliana Corrêa

Dra. Liliana Corrêa


Perda de Ente Queridos

Dra. Liliana, em Abril deste ano eu perdi meu esposo vitima de sinusite e câncer, ele faleceu e deixou um menino meu e dele de 9 anos, no mês de maio ele me contou que sonhou com o pai, me contou aos plantos, neste mes passado ele ficou agressivo, coisas que ele nunca fez ele esta fazendo, não quer mais ter amiguinhos, não se importa com escola, é respondão, até me agredir fisicamente ele já me agrediu, eu gostaria de saber o que eu devo fazer com ele, me aconselharam a internar ele em uma clinica de recuperação, O Que você acha? - Kénia S.M.A.


Kénia, você não esta sabendo lidar com o seu filho, a criança quando ela perde um ente querido a sua dor é diferente da dor dos adultos, a reação é diferente, a criança tem muito mais dificuldade de entender a perda de um ente querido, que no seu caso é muito próximo, é pai, por tanto, o seu filho terá uma dificuldade muito grande de compreender que o pai faleceu, é mais complicado para cabecinha dele entender, por isso é importante da ajuda do adulto, do apoio do adulto, é indispensável o afeto, carinho, e o amor, precisa de afeto e carinho não apenas seu, mais sim de todos que o rodeiam. Uma criança diante de uma perda de um ente querido pode ter Depressão, Ansiedade, Atitudes de fúria, e existe crianças que pensam ser culpadas da perda do ente querido. Por tanto, o caso do seu filho de 9 anos não carece uma internação em uma clinica de repouso, isso é até uma atitude muito precipitada da sua parte, é preciso entender e compreender os sentimentos do seu filho. Kénia, não vou estimular um tempo certo de quando ele vai esquecer o pai por que isso só o tempo mesmo para te responder.

O comportamento vai sumindo com o passar do tempo, a unica coisa que não vai sair da cabecinha dele é o pai, o meu conselho a você é que você procure uma ajuda psicológica para seu filho, e uma ajuda psicológica a você para saber como lidar com seu filho melhor. Meu outro conselho é que você leve os amiguinhos dele para ir brincar, compre brinquedos novos, leve ele ao parque de diversão, procura variar os pensamentos dele, para que assim ele possa superar melhor.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon