O Que é Blefarite?

Paula Nogueira




A blefarite é uma inflamação nas pálpebras que afeta mais frequentemente pessoas com secura ocular, pele oleosa e caspa.

Se trata de uma inflamação do tecido à volta das pálpebras que faz com que estas fiquem com um aspecto inchado e ruborizado, com a formação de pequenas escamas entre as pestanas. Pode provocar incômodos oculares e, se o processo se agravar, diminuição da visão.

Causas

Se deve a uma secreção excessiva de gordura que obstrói as glândulas das pálpebras, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento de bactérias. Costuma estar associada à dermatite seborreica, apesar de também poder aparecer por alergia de contato.

Sintomas

Inchaço
Rubor
Escamas nas pestana
Irritação
Ardor
Sensibilidade à luz
Olho seco

Tratamento

Limpeza exaustiva das pálpebras para eliminar a gordura e as esca mas acumuladas. Nos casos graves, aplicação tópica de corticóides ou antibióticos.

Cuidados preventivos

Evitar alergias: Os cosméticos de má qualidade (lápis de olhos, sombras) podem provocar blefarite alérgica. O mesmo acontece com outras substâncias que podem contaminar o olho quando tocamos com as mãos (plantas, creme de mãos, produtos para o cabelo, pomadas...). Tente não tocar nos olhos sem ter as mãos lavadas.

Limpeza diária: Toalhas humedecidas com água morna sobre as pálpebras facilitam a limpeza da zona ocular.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon