Gluteoplastia

CLINICA ESTÉTICA


ALESSANDRA BACIC
editora da Clinica Estética, do Universo Feminino


A gluteoplastia é uma cirurgia que consegue dar forma e volume aos glúteos mediante a utilização de próteses de silicone.

''Na maioria das vezes, as próteses utilizadas são semelhantes às que se colocam no peito (exceptuando as próteses mamárias anatómicas)'', revela o cirurgião plástico Francisco Melo.

''As características que as diferenciam das próteses mamárias têm a ver com a resistência à pressão, pois estão sujeitas a maiores e mais traumatismos e, por conseguinte, a maior perigo de ruptura'', explica.

Como se introduzem as próteses nas nádegas?

Ilustração



''As próteses são colocadas numa bolsa que é dissecada no tecido subcutâneo (entre a pele e o músculo) ou numa bolsa por baixo do músculo grande glúteo'', descreve Francisco Melo.

''Geralmente, a incisão é feita no sulco inter-nadegueiro (para que a cicatriz fique o mais dissimulada possível) e o implante colocado na bolsa correspondente.'', afirma o cirurgião.

Pode realizar sob anestesia raquidiana (epidural) ou geral, demora cerca de duas horas e requer uma noite de internamento hospitalar, para controlar a assisitir ao pós-operatório mais imediato.

Nos dias seguintes

Os cuidados pós-operatórios, segundo Francisco Melo, ''São semelhantes aos do procedimento anterior, mas sem as condicionantes das zonas dadoras.'', afirma.

''Deve dormir de barriga para baixo e não se sentar durante 15 dias (é nessa altura que pode voltar ao trabalho, dependendo do trabalho) e não fazer exercício durante dois meses.'', afirma o cirurgião.

É recomendado o uso de meias de compressão durante as duas primeiras semanas. 10-15 dias após a intervenção, deve remover os pontos. É necessário voltar ao médico passada uma semana, 15 dias, um mês, três meses, seis meses e um ano. Após um ano, deverá ser vista anualmente.

A favor

Trata-se de um procedimento rápido de executar e bastante seguro, com um índice de complicação baixo. De acordo com Francisco Melo, ''Proporciona maior previsibilidade dos resultados e constância do aumento de volume, bem como uma recompensa mais rápida, pois o resultado quanto à forma é evidente quase de imediato (ainda que o aspecto definitivo só estabilize seis meses depois).'', afirma.

Não necessita de zonas dadoras de gordura, pelo que pode ser feito a qualquer doente.

Contra

Implica a colocação de uma prótese, que irá se comportar como um corpo estranho. Riscos de danos na prótese pelo desgaste do material e pelos traumatismos a que pode estar sujeita.

De acordo com Franscisco Melo, ''A possibilidade de deslocamento é maior do que nos implnates mamários, porque a nádega é constituída por músculos potentes e é muito móvel. A prótese não acompanha o envelhecimento natural, podendo condicionar deformidade,'' alerta o cirurgião plástico.

Em pacientes com flacidez muscular, o resultado não é muito natural. O paciente ideal para esta intervenção, segundo Franscisco Melo ''É magro, com pouco volume nas nádegas, particularmente no pólo superior, e que não seja um praticante fervoroso de exercício físico.'', garante.

Deve saber

Como em qualquer outra cirurgia, é necessário realizar um estudo pré-operatório que inclua exames médicos completos. O médico e a paciente têm de assinar o consentimento informado.

Como em qualquer decisão terapêutica, deve estar bem informada sobre os procedimentos a efectuar e ter confiança no médico que irá orientar o seu tratamento. Peça mais do que uma opinião e, se necessário, visite mais do que um médico para tomar uma decisão consciente.

Antes e Depois

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon