Recém-Nascido: Algumas Dúvidas

Flávia Zimmermann




Tire todas as suas dúvidas sobre os recem nascidos.



O Universo Feminino responde algumas dúvidas sobre o seu recém-nascido.

Ele nasceu de olhos azuis, Vai ficar?

Ao princípio, os olhos escuros, sejam pretos ou castanhos, apresentam uma coloração azul acinzentada. Mas isso não quer dizer que o bebê tenha olhos azuis, apenas que o tom escuro ainda não se encontra definido. Por volta dos 6 meses terá a cor definitiva dos olhitos. No entanto, quando os olhos são definitivamente azuis, vê claramente desde o primeiro momento, e não há dúvidas a esse respeito.

Por que o recem-nascido quando ele chora treme o queixo?

Todos os bebês nascem com muitíssimos reflexos, que são movimentos involuntários. Alguns perduram para toda a vida, enquanto que outros vão desaparecendo à medida que a criança vai amadurecendo. Assim, há reflexos que desaparecem em poucas semanas e outros uns meses mais tarde. O fato de tremer o queixo quando chora é totalmente normal, e é um desses movimentos involuntários que vão desaparecendo com o tempo.

Quando ele espirra, esta resfriado?

Os recém-nascidos podem espirrar com frequência, mas isso não quer dizer que necessariamente estejam resfriados. O espirro é uma forma de limpar as fossas nasais de corpos estranhos, de limpar as secreções. Quando o bebê está resfriado tem uma clara secreção mucosa semilíquida: mas as mais duras que saem pelo nariz não se devem a um resfriado.

Ele boceja muito, e dorme bastante.

O bocejo é parte do processo neurológico maturativo da criança, e nem sempre implica que tenha sono. Muitas vezes é só uma forma de se espreguiçar.

O Choro sem Lágrimas

Durante as primeiras semanas de vida, os bebês choram sem lágrimas. Isto deve a que as glândulas lacrimais, que são as que "fabricam" as lágrimas, estão ainda pouco desenvolvidas. À medida que vão amadurecendo, começam a funcionar. Cerca do primeiro mês, já começam a aparecer as primeiras lagrimitas.

Os Soluços

O soluço é outro dos reflexos próprios do recém-nascido que desaparece só com o passar dos dias. Um ditado popular diz que com um susto o soluço desaparece. Isso deve-se ao facto do susto mudar a mecânica respiratória e o soluço desaparece. Mas nos bebés essa tática não funciona. O soluço desaparece sozinho, assim nem pensar em assustá-lo. Não serviria de nada, e o pobre bebé iria apenas levar um susto.

Passear

Do ponto de vista físico, o bebé pode sair a passear desde o primeiro dia. No entanto, de acordo com a sua adaptação, é aconselhável que durante o primeiro mês não faça passeios muito longos, e muito menos que durem todo o dia. Isto representará um benefício tanto para a mamã como para o bebê. Para o bebê, porque não esqueçamos que acaba de sair do útero, alheio às condições e estímulos do ambiente, e está se adaptando a um novo mundo, aos ruídos da casa, às luzes, aos horários.

Por isso, é conveniente também não ir a lugares onde haja muita gente, já que além disso correria o risco de contagiar-se com alguma doença viral. Para a mamãe, os passeios breves também são benéficos, dado que se encontra na etapa do puerpério: o seu corpo está voltando à normalidade e se cansa com facilidade. Por isso, ficar em casa ou nos arredores tranquilos durante períodos breves, será uma vantagem para ambos.

3 comentários

Click here for comentários
Unknown
admin
28 de novembro de 2010 às 09:58 ×

quando o bb tosse isso quer dizer q esteja resfriado ou com algum problema de saude?

Reply
avatar
Anônimo
admin
23 de fevereiro de 2011 às 07:18 ×

A/E Mara Raiol, quando o bêbê tosse nem sempre é resfriado, pode ser corpo estranho na traqueia.

Reply
avatar

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon