Os Inimigos do cabelo Afro

do UNIVERSO FEMININO


Saiba quais são os inimigos dos cabelos Afros.


Um dos vários problemas dos cabelos crespos se prende com a formação espontânea de nós, pelo simples ato de os pentear. São cabelos muito secos, porque os lubrificantes naturais do couro cabeludo têm mais dificuldade em atingir as pontas, debatendo com uma estrada sinuosa de curvas. Têm, ainda, normalmente, um aspecto opaco e quebradiço, porque se deparam com os danos e desgastes da cutícula, em que o simples ato de pentear ou fricionar os fios para os secar, após a lavagem, levam a modificações da frágil estrutura deste tipo de cabelo.

Ter um cabelo afro parece ser uma tarefa difícil, mas basta conhecer os seus inimigos e lutar afincadamente contra eles.


Inimigo n.º 1: Hot, hot, hot!
O alisamento ou o simples ato de esticar o cabelo com regularidade provoca um stress e a ruptura do fio, devido às altas temperaturas do ferro de ondulação ou de alisamento.

Um tratamento à base de condicionadores, para um cuidado intenso do cabelo e o uso de moduladores e ferros a uma temperatura inferior a 75°C são os pontos principais para a prevenção. Tenha, ainda, em atenção o couro cabeludo para que este não seja atingido.

A hidratação constante do seu cabelo, antes da modelagem, ajuda a retardar os problemas da cutícula. Use um leave-in de proteção térmica: ao receber o calor, estes produtos formam uma película protetora sobre os fios de cabelo.

Inimigo n.º 2: Pontas duplas

Este problema pode surgir da comum secagem com a toalha e pressões exercidas para desembaraçar o cabelo.

A utilização do champô correto vai evitar que o cabelo se embarace com tanta facilidade. Para além disso, quando estiver a secar o seu cabelo, faça leves movimentos com a mão, agarrando o cabelo para retirar o excesso de àgua. Utilize, ainda, diariamente, um reparador de pontas e corte-as com regularidade para que o cabelo não fique fragilizado e não se parta.

Deve evitar os pentes finos e não exercer demasiada pressão ao desembaraçar o cabelo, pois pode levar à lesão da cutí cula e retirar pedaços de proteí na: o cabelo fica com um aspecto eriçado e começa a formar pontas duplas.

Inimigo n.º 3: Sem brilho

Consequência da força que se aplica diariamente ao pentear, a falta de brilho e vitalidade do cabelo agrava e com a falta de humidade.

A utilização de produtos adequados oferecem a possibilidade de recuperar a vida do seu cabelo, tornando sedoso e bonito. Deve optar por produtos que fixam a humidade: os hidro-retentores ou thermo reparadores, os produtos que não necessitam de passar àgua, bem como os que contêm pro-vitamina B5 ou pantenol. A aplicação de máscaras semanais, ricas em nutrientes, vitaminas, queratina e proteínas vegetais, são o complemento alimentar ideal do seu cabelo.

Inimigo n.º 4: Lavagem rotineira

A lavagem do cabelo deve ser sempre com champôs e condicionadores específicos para o seu tipo de cabelo. Ao facilitar o pentear, controlam também a eletricidade estática e ajudam a proteger o fio. Os melhores produtos dentro desta gama são os que contêm, poliquaternários e proteínas animais ou vegetais.

Inimigo n.º 5: Tratamentos químicos
A raiz da fibra capilar não tem capacidade de regeneração como a pele. Por isso, cada vez que se age sobre um cabelo saudável, altera a sua estrutura natural num processo irreversível. Isto acontece, por exemplo, sempre que se recorre a colorações ou descolorações. Todos os químicos utilizados provocam danos nos fios de cabelo. Para minimizar esses danos, deve ter alguns cuidados, como retocar apenas a raiz para não danificar os fios, normalmente de três em três meses.

Os cabelos crespos parecem ser fortes e não precisarem de muitos cuidados, mas por detrás desta aparência frondosa, existem necessidades de atenção constante, muitos mimos e muita sensibilidade.

1 comentários :

Click here for comentários
leila
admin
4 de abril de 2012 às 07:38 ×

Olá ,eu tinha um lindo cabelo afro bem cacheado ,mas resolvi fazer progressiva e me arependi muito mesmo agora vou deixar crescer e vou cortar sempre a pontas e fazer cauterização frequentemente será que em quanto tempo terei um cabelo com cachos novamente ?

Congrats bro leila you got PERTAMAX...! hehehehe...
Reply
avatar

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon