Nutricionista Explica: com a Dra. Chistiane Figueredo

Dra. Chistianne Figueredo


NUTRICIONISTA EXPLICA


Quais os maus que a maçã pode combater? eu queria saber por que eu adoro maçã e aqui em casa é muito consumido. (Adriana S.)

Adriana, vamos falar sobre a maçã e o colesterol, a maçã contem um tipo de carboidrato complexo, o Pectina, que forma as fibras das frutas cítricas e que uma vez dissolvido em água, produz uma massa gelatinosa, viscosa que absorve os ácidos biliares no tubo digestivo, diminuindo-os junto com as fezes. De modo que, não havendo a reciclagem dos ácidos biliares no tubo digestivo,o organismo mobiliza o colesterol para formar novos ácidos biliares, indispensáveis no metabolismo das gorduras e do colesterol, consequentemente diminui-se a taxa de colesterol sérico do organismo. Outra ação da pectina é a de evitar a formação de cálculos biliares, pois os ácidos biliares que normalmente retomam para o fígado estão saturados de colesterol, sendo por isso, responsáveis pela formação de cálculos biliares.

Existe também a maçã e o coração, Pela presença de alto teor de potássio, indispensável na geração de energia para a atividade celular, nas contrações musculares e na transmissão de estímulos nervosos. O potássio é um elemento insubstituível na fisiologia do coração. Pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, evitando a arteriosclerose. Com isso , melhora a circulação sangüínea, reduzindo o trabalho cardíaco, prolongando a vida útil do coração.


Participe:
portalluniverso@uol.com.br

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon