Mamoplastia de Aumento

CLINICA ESTÉTICA


ALESSANDRA BACIC
editora da Clinica Estética, do Universo Feminino


A mamoplastia de aumento é uma técnica cirúrgica para aumentar o tamanho das mamas. Este método também permite a correção de uma ptose (designada habitualmente por mamas descaídas) ligeira e aumentar um pouco a firmeza das mesmas.

Já ouviu falar sobre esta operação mas não sabe bem como se processa. Nós explicamos:

A MAMOPLASTIA DE AUMENTO...

Ilustração:



- Realiza mediante anestesia geral ou anestesia local e sedação.

- As próteses implantam-se através de umas incisões de 3 a 5 cm, que podem ser feitas na axila, em redor da auréola ou no sulco mamário, que é a prega debaixo do peito.

- A maioria das operações realizam-se por via hemiaureolar ou submamária. A axilar é menos utilizada, já que é mais complicada e pode exigir anestesia geral.

- Quando a operação se faz por via aureolar, é importante que a incisão se faça na zona onde a pele muda de cor, caso contrário, poderia causar problemas de pigmentação e notar-se.

- A prótese é introduzida pouco a pouco, pressionando com os dedos, até ficar colocada no lugar correcto, que nem sempre é sob o músculo peitoral. Na verdade, ''Em qualquer localização, sub-muscular, sub-fascial ou
sub-mamário conseguem obter excelentes resultados'', assegura o cirurgião plástico João Baptista Fernandes.

- ''Normalmente, a localização do implante, assim como a via de acesso para a sua colocação, é um critério decidido pelo cirurgião em função de várias premissas, que devem ser avaliadas: a idade, o peso, a altura, a largura do tórax, as características anatómicas locais, como o tipo e a forma da glândula mamária, o grau de ptose se existir, o tipo de pele, a espessura do tecido adiposo, etc'', explica.

- Em 90% das operações é fundamental descer o sulco mamário. A razão é que um peito pequeno forma o sulco mais acima do que um peito mais abundante: caso se implantem as próteses sem tê-lo baixado antes, ficarão muito altas e pouco naturais.

- Uma vez introduzida a prótese, procede-se à sutura. Não se realiza directamente sobre a pele, mas sim intradérmica, para que não deixe vestígio de cicatriz. Os pontos irão soltando-se por si próprios.

- O processo total dura entre uma hora e hora meia. Se a anestesia tiver sido geral, terá de permanecer internada 24 horas. Se tiver sido local e com sedação poderá ir para casa no próprio dia.

Os Cinco Mitos da Mamoplastia

As próteses rebentam no avião

Este é um mito completamente sem sentido. Atendendo à quantidade de mulheres que têm implantes, sempre que andassemos de avião iríamos ouvir sempre um barulhinho 'Plof, Plof' das próteses rebentando.

Impedem de amamentar

''Com as atuais técnicas cirúrgicas de colocação dos implantes, são respeitadas a integridade anatomica e funcional das glândulas mamárias, não havendo por isso restrição na capacidade de amamentação, em casos de posterior gravidez'', assegura o cirurgião plástico João Baptista Fernandes.

Dificultam os exames médicos

''As próteses de silicone são radiopacas e, inicialmente, esse fato colocou algumas dificuldades na interpretação das mamografias. Contudo, com a aparelhagem atualmente utilizada em Imagiologia, a ecografia e a mamografia digital, esse problema encontra-se ultrapassado. Para além de que, se estivesse demonstrado que os implantes impediam a detecção de tumores, seriam proibidos pelas autoridades de saúde.'', afirma o cirurgião plástico.

Perde-se sensibilidade

''Pode ocorrer uma ligeira diminuição da sensibilidade mamilar, na colocação de implantes por via peri-areolar. É, no entanto, uma situação transitória e com recuperação completa num curto espaço de tempo'', afirma João Baptista.

Têm de ser substituídas ao cabo de um tempo

''Num passado recente, a maioria dos fabricantes de implantes mamários dizia que as próteses poderiam necessitar de ser revistas após um prazo de 10 anos'', conta o cirurgião plástico. Hoje, aceita que as próteses não têm data de validade concreta.

Só terão de ser mudadas no caso de se romperem ou caso ocorra algum outro problema. ''Os principais fabricantes europeus ou dos EUA incluem no preço das próteses um seguro ou garantia que permitem a substituição da prótese em casos alteração, sem encargos adicionais para a doente'', finaliza o cirurgião.

A Cirurgia




Antes e Depois



Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon