Lipoaspiração

CLINICA ESTÉTICA


ALESSANDRA BACIC
editora da Clinica Estética, do Universo Feminino


O Clinica Estética mostra todos os detalhes da Lipoaspiração, Veja ilustrações, e a Cirurgia como é feita, A Lipoaspiração é feita para quem quer dar Adeus as indesejaveis ancas. Este tipo de operação implica, no entanto, uma série de procedimentos para garantir a saúde do doente e a obtenção dos resultados pretendidos.

Estes são os nove passos que a ajudam a ficar com o corpo que sempre invejou nas suas cantoras, apresentadoras de televisão, modelos e actrizes favoritas:

1º: Estudo fotográfico

Em primeiro lugar, faz-se um estudo fotográfico com a paciente despida. É fotografada com as pernas juntas e com as pernas separadas, de frente e de costas, de perfil direito e esquerdo. Na perspectiva seguinte, devem tirar fotografias com as nádegas contraídas e relaxadas.

2º: Desenho da área a tratar


O segundo passo é fazer um desenho topográfico da área a tratar com um caneta dermográfica, marcando pontos de referência.

3º: Monitorização


De seguida, se faz uma monitorização, escolhe uma via venosa e administra o anestésico escolhido.

4º: Realização de incisões


Fazem incisões de 2,5 mm, uma na prega do glúteo, outra na zona onde habitualmente se dão as injecções intramusculares (no quadrante superior externo do glúteo) e uma terceira na face lateral da coxa, a cerca de 3 cm da margem inferior do desenho.

5º: Anestesia


Nos orifícios realizados, injeta-se uma solução salina com adrenalina e a anestesia, se for local. A zona tem de ficar firme e esbranquiçada, o que significa que se alcançou o grau de vasoconstrição necessário para evitar uma hemorragia excessiva.

6º: Fase de aspiração


Agora, introduzem as cânulas de lipoaspiração repetidamente em cada um dos orifícios, anotando o volume aspirado em cada zona (para que ambas as ancas fiquem simétricas) até alcançar uma forma e graus de correção satisfatórios.

7º: Sutura e ligadura


Pode dar ou não um ponto simples nos orifícios de entrada , dependendo da preferência do cirurgião, e se coloca uma ligadura ou cinta compressiva especialmente criada para o efeito.

8º: Resultados


Segundo Joaquim Seixas Martins, cirurgião plástico, ''Não devem ser removidos mais de cinco litros de gordura em cada sessão de lipoaspiração, sob pena de ocorrerem complicações potencialmente graves''.

9º: Possíveis contratempos


Apesar de toda e qualquer intervenção cirúrgica ter os seus riscos, apenas 1% das pacientes que se submetem a lipoaspiração sofrem complicações.

Ilustração:




A Cirurgia:



As complicações mais comuns

Qualquer procedimento cirúrgico implica um certo grau de risco, mas também é de destacar que a maioria dos pacientes (cerca de 99%) não sofre nenhuma complicação depois de se submeter a uma lipoaspiração.

De qualquer forma, convém que esteja atenta aos possíveis contratempos que possam surgir:

Hemorragias: É raro existirem episódios de hemorragia durante ou depois da cirurgia.

Infecção: A infecção depois deste tipo de cirurgia é muito rara. Se acontecer, pode ser necessário tratamento adicional, incluindo antibióticos ou cirurgia.

Mudanças na sensibilidade cutânea: Podem ocorrer mudanças temporárias na sensibilidade cutânea depois de uma lipoaspiração, mas desaparecem habitualmente com o passar do tempo e sem necessidade de tratamento.

Cicatrização: As cicatrizes correspondentes às incisões podem ficar inestéticas ou com uma cor diferente à da pele circundante.

Irregularidades do contorno da pele: Pode ocorrer um enrugamento da pele visível e palpável. Corrige-se com tratamentos adicionais, incluindo cirurgia.

Assimetria: É possível não se conseguir um aspecto simétrico do corpo depois da lipoaspiração. Fatores como a elasticidade da pele e dos músculos podem contribuir para essa assimetria.

Choque cirúrgico: Em raras circunstâncias, a lipoaspiração pode causar um trauma severo. Sobretudo, se for efetuada em várias áreas, simultaneamente, ou em associação com outras grandes cirurgias, como a abdominoplastia ou a redução mamária.

Complicações pulmonares: A síndrome de embolia gordurosa ocorre quando gotas de gordura ficam presas nos pulmões.

Seroma: Trata-se de acumulação de fluído na zona onde se efectuou a lipoaspiração.

Efeitos a longo prazo: Podem surgir alterações posteriores no contorno corporal, fruto do envelhecimento, perda ou ganho de peso, gravidez...

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon