Alimentos que combatem os maleficios da Menopausa

Maria Helena Figueredo



Os alimentos que fazem toda diferença no combate aos maleficios
da Menopausa.



Ciclo menstrual interrompido, ondas de calor, suor noturno, irritabilidade, ansiedade, insônia, cansaço e diminuição da atenção e memória são alguns dos incômodos da menopausa, a fase em que a mulher deixa de produzir hormônios, entre os 45 e 55 anos. Um aliado natural nesse momento pode residir nos alimentos, como grãos, cereais integrais, frutas e hortaliças que podem auxiliar no tratamento da menopausa.

A ingestão de alimentos ricos em vitamina E, C e D3, zinco, cálcio, ácido fólico, magnésio, selênio, carboidratos integrais, proteínas de alto valor biológico, substâncias fitoestrogeneas e fitonutrientes ameniza as causas decorrentes dos déficits hormonais, de estrógenos e progesterona. De acordo com a nutricionista, Roseli Rossi, da Clínica Equilibrio Nutricional, a vitamina E, por exemplo, encontrada nas sementes oleaginosas e óleos vegetais, diminui as ondas de calor.

As substâncias fitoestrogenas (isoflavona), encontradas na soja e derivados, possuem ação similar ao do hormônio estrógeno. Já o magnésio, dos cereais integrais, grãos, beterraba e sementes oleagionosas, age, em conjunto com o cálcio, no bom humor, no relaxamento muscular e na formação de neurotransmissores.

Nessa fase, o consumo de frutas e castanha do Pará faz toda a diferença. A vitamina C das frutas cítricas torna-se necessária para a síntese de hormônios ovarianos. Já o selênio, da castanha do Pará, além de antioxidante, fortalece as funções cerebrais que durante a menopausa têm uma diminuição. “Uma alimentação adequada é muito importante no período de menopausa. Com o fim do período fértil, o organismo fica muito frágil e os alimentos agem suprindo as necessidades”, ressalta a nutricionista.

Outro fator que merece atenção é que a menopausa também está associada à osteoporose. Afinal, é o hormônio estrógeno que é o responsável pela conservação do cálcio nos ossos. Neste caso, a nutricionista Roseli dá a dica. “Alimentar-se de vegetais verdes e alimentos fortificados com cálcio é essencial para a garantia da saúde da massa óssea”, diz.

A queda dos níveis hormonais altera todo o organismo da mulher, até mesmo a textura da pele feminina e a distribuição de gordura no corpo. O hormônio estrógeno é o responsável pela conservação da pele e pela distribuição de gordura, com isso, na sua falta pode ocorrer diminuição do brilho da pele e um acúmulo de gordura na região abdominal. “Os vegetais e frutas coloridas, como a manga, uvas, cenoura, espinafre e brócolis, por terem ação antioxidante, são ideais nesta situação. Eles possuem fitonutrientes que combatem o envelhecimento celular dos órgãos e estruturas como pele, vasos sanguineos, além de diminuir o risco de câncer de mama e útero”, explica a especialista Roseli.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon