VIVER BEM: com Renata Machado e Daniela Silva


com: Renata Machado e Daniela Silva



Ficar em Forma mais rapidamente

Não é fácil manter uma atividade fisica regular. Há sempre alguma coisa a competir pelo seu tempo e as desculpas para se manter quieta abundam.

Mas a verdade é que o exercício físico tem um papel decisivo no controle do peso a longo prazo. ''Só quem faz exercício físico consegue manter-se magro ao longo da vida.'', refere Teresa Branco, especialista em Fisiologia do Controle de Peso.

Mas se não é adepta não desespere o que é importante é que se mantenha fisicamente ativa, mesmo não praticando nenhuma actividade desportiva. Como? Através das alternativas apresentadas por Elvis Carnero, fisiologista do exercício.

Mexa-se!

As pessoas com pouco tempo (ou vontade) para treinar devem mexer-se com a maior regularidade possível, como aconselha Elvis Carnero. ''Se utiliza o elevador frequentemente, passe a subir pelas escadas'', recomenda o especialista.

''Este é um exercício com um alto energético, realizado em poucos minutos, que quando repetido várias vezes ao dia acaba por resultar num dispêndio calórico significativo», sublinha.

Ande mais a pé

Estacione um pouco mais longe do trabalho, desça duas paragens de autocarro antes da sua e ande mais a pé. ''Faça as suas compras diárias a cerca de um ou dois quilómetros de casa'', sugere o fisiologista do exercício.

''Pode ir a um ritmo rápido e na volta andar um pouco mais devagar para compensar a carga extra das compras, já a obriga a gastar mais energia'', refere.

Saldo positivo

Feitas as contas, estas e outras propostas são soluções simples e eficazes para pessoas sedentárias com pouco tempo para treinar, pois «podem representar mais de 30 minutos de actividade diária e mais de três horas de atividade física não estruturada no total da semana (aproximadamente 1000 a 1200 calorias para um peso médio de 70 kg).

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon