Sexo após o Parto

Helena Lima



Muitas mulheres decepcionam os maridos após o parto
Saiba mais.



A Interessante história de um Casal

Maureen Green, a autora do livro "Sexual Aspects of Love", escreveu uma história sobre um casal jovem, Jane e Peter. Depois de Jane engravidar, ambos estavam excitadíssimos pela chegada do primeiro filho. Foi um parto difícil, mas ambos estavam muito contentes pelo nascimento da sua primeira filha. Peter respeitou o fato de a sua esposa ter levado pontos e estar cupada tratando do bebê, por isso nem falou em sexo durante as primeiras semanas. Seis semanas depois do parto, Jane ainda se recusava a fazer sexo e repararam que algo estava errado.

Jane consultou o seu médico e mencionou que estava preocupada porque tinha perdido totalmente o interesse pelo sexo. O médico começou a perguntar as suas opiniões sobre sexo, casamento e maternidade, e descobriram que no seu íntimo, Jane estava convencida que o sexo não é apropriado para uma mãe.

Sentia que tinha que levar a vida mais a sério agora que era mãe e considerava que o sexo era diametralmente oposto à seriedade, talvez mesmo imoral. Jane queria ser como a sua mãe, que, segundo ela pensava, nunca aceitou o sexo. Assim que tomou consciência destes pensamentos, o médico conseguiu finalmente convencê-la a unir os papéis de mãe e amante e salvar o seu casamento com Peter, que entristecia de dia para dia.

E Não é só as Mulheres

Os problemas que os homens enfrentam são ainda mais interessantes. Os homens começam a ver as suas parceiras de uma perspectiva diferente depois de ela dar à luz, especialmente se estiveram presentes durante o parto e não processaram corretamente aquilo que viram. Antes considerava um objeto de desejo, mas depois de vê-la dando à luz, começa a ter medo de magoá-la ao penetrá-la e eventualmente começa mesmo a temer fazer sexo. O homem é também atormentado pelo fato do mistério que rodeava o corpo da mulher ter desaparecido e que agora terá que compartilhar a sexualidade com a presença constante do bebê.

É também aqui que as mulheres costumam falhar, porque passam tempo com a criança e em tarefas domésticas e se esquecem completamente dos seus maridos, uma vez que nas primeiras semanas depois do parto, nas suas mentes, são antes de tudo mães e não parceiras sexuais ou objetos de desejo. Ou como comentava uma nova mãe: ''O lado sexual da vida parecia insignificante e eu deixei escapar por completo como era importante para o meu marido'', disse.

Obviamente que nem todos os pais se podem dar ao luxo de levar os filhos para o trabalho por diversão. A maioria só arrasta os filhos atrás quando não tem mesmo outra opção.

Mudança na Forma de vida

É comum surgirem diversos problemas sexuais depois do parto mas as razões são normalmente simples. A principal é a exaustão, que se prende com a necessidade de, antes de mais, rearranjar toda a vida com a chegada do bebê. Habitualmente, os parceiros ajustam às suas tarefas e à sua forma de vida e passados alguns meses, todos os problemas sexuais, se é que existiram, desaparecem.

Mas para a maioria das pessoas não é assim tão fácil. Ou conforme é explicado no livro "Love and Sexuality": "Algumas mulheres ficam cheias de medo depois de se tornarem mães, ficam totalmente dominadas pelo medo. O marido pode não perceber e sente que a maternidade deveria ser algo completamente natural. Talvez não se aperceba que, para a sua mulher, a maternidade significa aprender novas habilidades, adaptar-se a novas responsabilidades, se ajustar a novos deveres, como por exemplo, a um novo trabalho. O marido se sente negligenciado e rejeitado, porque a mulher só se centra no bebê.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon