O Que nos provoca Dores de cabeça

Denise Mendes



Conheça aquilo que provoca aquelas dores de cabeça
desagradavel, e saiba como se defender.



Quem nunca sentiu uma dor de cabeça repentina?

E aquelas manhãs em que mal conseguimos pensar porque a dor de cabeça que temos não para de nos lembrar de que ainda não tomamos café?

Este gênero de dor de cabeça é denominado cefaleia do tipo enxaqueca e pode ter origem em diferentes fatores, desde os relacionados com a alimentação aos de cariz emocional, variando de pessoa para pessoa. Havendo uma predisposição para enxaqueca, basta um simples motivo para desencadear uma crise... Se quer ficar a saber quais os fatores desencadeantes de dor de cabeça mais curiosos, frequentes.

Acessórios para os Cabelos

Os ganchos e mesmo brincos podem provocar dores de cabeça. Segundo o médico neurologista, Manuel Ramalho Gonçalves, ''Isso só acontece nos casos em que a pes soa tem uma hipersensibilidade local, com um componente mais nevrálgico, em que o repuxar do cabelo a possa estimular.'', afirma o especialista.

Conselho

Vá reposicionando os acessórios e tente não usá-los durante muitas horas.

Alimentação

''Os alimentos que mais frequentemente desencadeiam uma enxaqueca são o chocolate, as nozes, certos tipos de queijo, vinho branco ou tinto e alguns constituintes dos molhos da comida chinesa, como o gluta mato monossódico.'', afirma o especialista.

Conselho

O Conselho do neurologista é ''Tentar identificar o fator que possa estar na gênese do desencadear das crises de enxaqueca, evitando-o ao máximo.'', afirma o neurologista,

Frio

A dor de cabeça associada ao frio ''Tem a ver com um processo de vasoconstrição, associa do a temperaturas muito baixas. Acontece não só com a comida ou bebida gelada, mas também em situações de frio intenso.'', disse o médico.

Conselho

Evitar bebidas ou alimentos gela dos, deixando aquecer ligeiramente antes de os ingerirmos. Em relação aos meses mais frios, o truque é simples. Agasalhe-se bem!

A Cafeína

Numa pessoa que tenha hábitos de consumo de cafeína muito elevados, a privação abruta desta substância provoca uma crise de enxaqueca. ''Mesmo quem apenas bebe um café por dia pode ter uma crise se passar um dia sem beber'', afirma Manuel Ramalho Gonçalves.

Conselho

Nestes casos é aconselhável que... se beba o seu cafézinho normalmente.

Sentir Fome

Períodos de jejum prolongados podem desencadear uma crise de enxaqueca.

O neurologista Manuel Ramalho Gonçalves acrescenta que ''Mesmo comendo a seguir, não é fácil controlar a crise e, por vezes, é preciso fazer medicação para a dor desaparecer'', afirma.

Conselho

Não passar mais de três horas em jejum.

O Perfume

''Dependendo da sensibilidade de cada um, o perfume, o desodorizante ou até detergentes com um cheiro mais intenso podem estimular uma dor de cabeça. Mas quem sofre com um odor não sofre necessariamente com todos'', lembra este especia lista.

Conselho

Evitar ao máximo os cheiros que provocam a dor de cabeça.

Sexo

Segundo Manuel Ramalho Gonçalves, ''A crise de enxaqueca do orgasmo é uma situação que surge com alguma frequência. Os fatores associados são normalmente o jejum ou o stress emocional ligado à relação ou a outros fatores da vida pessoal.'', disse o neurologista.

Conselho

Procurar um médico para se averiguar se trata de uma cefaleia normal, se pode eventualmente se relacionar com uma situação de saúde mais grave e tentar perceber se há uma envolvência de ansiedade na vida pessoal ou com a relação em causa. ''Sobretudo, se deve tentar que as próximas relações sexuais sejam mais descontraídas'', aconselha o neurologista.

Stress

Fases de maior stress, em determinadas alturas da vida, podem originar fortes crises de enxaquecas. Como descreve Manuel Ramalho Gonçalves, ''Nestes casos, é preciso parar e pensar se essa crise interfere muito na qualidade de vida e no desempenho intelectual, porque o tratamento vai depender da necessi dade sentida pela própria pessoa.'', afirma o médico.

Conselho

Para situações esporádicas de stress que ocasionam dores de cabeça, se aconselha a toma de um analgésico. Se são mais frequentes, pode optar por um tratamento profilático, que reduz ou acaba com as enxaquecas durante um largo espaço de tempo.

Tempo

Temperaturas húmidas podem dar origem a cefaleias em pessoas mais sensíveis.

Conselho


Manuel Ramalho Gonçalves refere que ''Nesses casos há pouco a fazer mas, se a dor for muito frequente, então pode recorrer a uma ajuda médica.'', afirma o médico.

O que pode fazer para prevenir as dores de cabeça

Tratamentos farmacológicos (com duração de alguns meses e que, na maioria das vezes, tratam não só as enxaquecas como outros problemas de cariz emocional associados à frequência das cefaleias)


Técnicas de relaxamento

Mudanças no estilo de vida

Exercício físico regular

1 comentários :

Click here for comentários
2 de junho de 2010 às 04:31 ×

...ENXAQUECA * CEFALÉA * DOR DE CABEÇA
Sou terapeuta em REFLEXOLOGIA,
pelo IOR, 73 anos de idade com 40 anos dedicados ao estudo e pesquisa do comportamento humano. Tenho atendido vários portadores de ENXAQUECA, (DÔRES DE CABEÇA MUITO INTENSA).
Recebendo as técnicas da REFLEXOLOGIA, o Paciente consegue obter ótimos resultados; que proporcionarão assim uma excelente melhora em sua qualidade de vida.
A REFLEXOLOGIA consiste em ativar pontos específicos nos pés, desbloqueando canais
de comunicação com o cérebro, para que este
possa agir, corrigindo assim o problema.
Não tem contra indicação para estes
casos e não usa medicamentos
Visite meu Site: www.djalma.com.br
São Paulo SP ( Metrô Santana) BRASIL. :.

Congrats bro REFLEXOLOGIA you got PERTAMAX...! hehehehe...
Reply
avatar

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon